O Balneário El Condor, na Patagônia Argentina, abriga a maior colônia de papagaios do mundo. Conhecidos como Papagaios da Patagônia ou Loro Barraquero (Cyanoliseus patagonus), estima-se 170 mil aves, distribuídas em 12 km, no acantilado a beira-mar.

Já no primeiro quilômetro existem 6.700 ninhos, é considerada a maior estação de reprodução para estudo da espécie. No total são estimados 35 mil ninhos distribuídos por todo acantilado.


Os filhotes permanecem nos ninhos por cerca de 45 dias, após os quais iniciam seus primeiros vôos e completam sua fase de criação aos 90 dias. Os bandos são muito barulhentos e com gritos altos oferecem um espetáculo sonoro e visual: milhares de aves, saindo do acantilado, voando sobre a praia.

Para ver esse fenômeno é preciso visitar o Balneário El Condor de novembro a março. Os papagaios estão ausentes da área de abril a outubro.

Papagaios da Patagônia no ninho | Foto: Gustavo Rivas
No verão, há um grande fluxo de turistas em busca das praias do Balneário El Condor. No entanto, quando chegamos ao vilarejo, nos deparamos com uma placa dizendo: "Aqui vive a maior colônia de papagaios do mundo", foi impossível ignorar essa informação. Ao chegarmos na Praia do Acantilado, nos deparamos com o espetáculo das aves.
Papagaio da Patagônia | Foto: Luis Parravicini

Como visitar o Balneário El Condor

Localizada a 30 km de Viedma, na província de Río Negro, Argentina. Para chegar, é preciso acessar a RP1 (Ruta Provincial 1), uma rodovia beira-mar, paralela à famosa RN3 (Ruta Nacional 3).

A vila possui oferta de camping, hospedagem, restaurantes e outros serviços. Mas, não possui posto de combustível. É preciso abastecer em Viedma.

Praia do Acantilado e os ninhos dos Papagaios da Patagônia | Foto: @mapadomato.info
Caso queira percorrer a RP1 até San Antônio Este, não há postos de combustíveis por todo trajeto, e com ventos fortes, o consumo aumenta, por isso de olho no consumo.

Como chegar: Nesse localizador, está o ponto de avistamento das aves: https://goo.gl/maps/6FwovoWjE2BWk6aYA. Você pode descer até a praia e contemplar

Quanto custa: Gratuito

Período para visitação: de novembro a março


Já conhece nosso mapeamento dos atrativos turísticos? Para ver, acesse https://mapadomato.info/mapa-dos-atrativos-turisticos-brasil-americas/


Gostou do nosso artigo? Ficou com dúvidas? Fale com a gente pelo Instagram, teremos o maior prazer em responder.

Siga @mapadomato.info no Instagram