Na cidade de Nova Xavantina, em Mato Grosso, encontramos por indicação da Agência @trilobosroncador, a Morada Ecológica Olho D'água. Passamos 45 dias morando no sítio, que oferece camping, flutuação no fervedouro e uma história de persistência e determinação, na missão de "Plantar Águas".

Tudo começou a 20 anos atrás, quando o proprietário Júlio Sal da Terra adquiriu a área e se propôs a construir sua morada, num pedaço de terra que havia sido devastado por longa exploração, desde a época da formação da Vila Nova Xavantina, pela expedição Roncador-Xingu.

À época, conta Júlio que "o lugar era só roça em torno do olho d'água que estava quase desaparecendo... era lugar de gado e porcos dos vizinhos beberem água". Determinado a Plantar Água e recuperar a nascente, começou o trabalho de reflorestamento e manejo local.

Fervedouro - Morada Ecológica Olho d'Água Nova Xavantina

Os desafios foram muitos, passaram-se 15 anos sem energia elétrica, utilizando roda d'água e outras formas de geração de energia; cultivaram o solo para a produção de alimentos. Os filhos nasceram, cresceram, assim como as árvores de diversas espécies. Cada pé de fruta, cada tijolo da casa, cada pedaço do lugar, que hoje compõem a Morada Ecológica, foi fruto do trabalho familiar e de pessoas que lá passaram.

Hoje, em 2021, a Morada Ecológica se abre para o turismo rural, aceitando visitantes que queiram usufruir dessa história e apreciar toda a recuperação do Olho D'água e contribuir para a missão de continuar a Plantar Águas e melhorar o espaço – para em breve poder oferecer outro meio de hospedagem além do camping.

Como funciona: Eles oferecem camping, day use e locação privativa. A visitação e flutuação no fervedouro, é agendado por um período de até 3 horas e com grupos de no máximo 7 pessoas e não é permitido o consumo de bebida alcoólica (quem quiser consumir, deve fazê-lo na área de camping).

O camping ao ar livre, oferece estrutura de banheiro, pia, churrasqueira, mesa, cadeiras, redário, fogueira e ele permite que use a cozinha compartilhada da casa. Já a locação privativa é indicada para quem quer o lugar só para si, e usufruir de todos os espaços, para reuniões, encontros familiares, ensaio fotográfico, entre outros.

Horário de funcionamento: Somente com agendamento

Quanto custa: Day use, R$20 por pessoa, pelo período de 3 horas. Camping, R$30 por pessoa. Para passeios privativos, entre em contato diretamente com o Julio.

Como chegar: https://goo.gl/maps/nkBSXzYkEJfzxfok7 (Coordenadas da entrada: -14.677034, -52.325588)

Contato: 💬 (66) 9 8136-6961 | @moradaecologicaolhodagua