Quando começamos a pesquisar sobre aplicativos para viagens de carro, encontramos várias indicações de apps, mas foi através da nossa pesquisa sobre 'Viagens em 4 rodas' que descobrimos quais eram os aplicativos mais utilizados pelos viajantes brasileiros.

Os mais utilizados são o Google Maps e o Waze, como todos já conhecem tais apps, não os listamos aqui. Confira nossa lista e veja para que serve cada um.

Dica: Saiba como usar o Google Maps offline, tutorial do próprio google.

1. IOverlander

iOverland: aplicativo para viagem

O iOverlander é uma mapa mundi colaborativo para viajantes, gratuito e disponível para as plataformas iOS e Android. Nele, podemos encontrar informações que não estão facilmente disponíveis em outros apps, como por exemplo: Campings Gratuitos (e Pagos) e Wild Campings, pelo mundo!

O app é simples. Você liga o localizador e pode visualizar as opções na região em que se encontra. Daí é selecionar o que está procurando, deixando o mapa bem limpo. Quando você clica em ponto de interesse, pode ver as comodidades do local e a resenha dos viajantes.

É meu app preferido, além de poder acessar pelo laptop, você pode contribuir atualizando os lugares, atualizando infos, inserindo fotos, é possível verificar as atualizações feitas pelos outros usuários e contribuir também. Vejo que a maioria das contribuições são feitas por estrangeiros e está tudo em inglês, mas nada impede que vc escreva em português e traduza para o inglês, ou não.

2. Map.Me

Maps.Me: Aplicativo para viagem

Maps.Me é um aplicativo GPS gratuito.  Ele é bem interessante, oferece rotas offline do mundo todo e ajuda você a se localizar nos mais diversos pontos, podendo salvar os seus pontos de interesse favoritos, ou mesmo encontrar o que precisa por perto: postos de combustível, farmácias, supermercados, hotéis, restaurantes, entre outros.

O app também permite que você colabore com as revisões, mantendo sempre atualizadas as infos para outros viajantes. Está disponível para iOS e Android.

MAPS.ME
MAPS.ME (MapsWithMe) are offline maps of the whole world. Map of the USA: New York, San Francisco, Washington. France Paris. Italy: Rome, Venice, Florence, Rimini. Spain: Barcelona, Madrid. Japan, Great Britain, Turkey, Russia, India. For Android and iOS devices.

3. Viva Sobre Rodas

Viva Sobre Rodas: aplicativo para viagem

O Viva Sobre Rodas é um app 100% brasileiro, idealizado e compartilhado por amigos caravanistas. Seu grande diferencial é a quantidade de pontos de apoio para RV's (Veículos Recreativos) cadastrado pela América do Sul. Um exemplo, são as indicações de área de descanso nas rodovias (estacionamento).

O aplicativo também é muito simples, basta procurar pelo lugar, colocar um filtro e visualizar no mapa ou pela lista: campings, hotéis, posto de combustível, estacionamentos e parques. Até o momento, o app está disponível apenas para Android.

4. MaCamp

MaCamp: aplicativo para viagem

O MaCamp também é um aplicativo 100% brasileiro, que funciona como um guia de camping. Nele você encontra mais de 4mil campings cadastrados por todo Brasil. Eles também cadastraram pontos de apoio para RV's (Veículos Recreativos) e indicações de campings selvagens (wild camping). Além disso, fornece dicas de campismo e caravanismo, reviews de produtos, eventos e encontros de grupos. Está disponível para iOS e Android.

5. Qualp

Qualp: aplicativo para viagem

O Qualp é um aplicativo perfeito para calcular a distância, o custo com combustível e o custo com os pedágios, se houver. Nele você informa o trajeto, a quantidade média de km/l que seu veículo costuma fazer, o preço médio que você paga no seu combustível e o Qualp faz todo o cálculo para você.  O app é clean, fácil de usar, disponível para Android e IOS. Acesse:

qualp
Calcule os custos de sua viagem, sabendo quanto irá gastar com pedágios e combustível, alem de saber a distância e o tempo estimado do percurso.

6. Wikiloc

Wikiloc: aplicativo para viagem

O Wikiloc é um aplicativo indicado para aqueles que vão fazer trilhas e desejam descobrir novos caminhos, seja caminhando, de bike, moto ou carro. O aplicativo grava todo o percurso, mesmo que você esteja sem internet, e permite que você compartilhe a rota com outros usuários.

Nós sempre usamos o Wikiloc quando vamos experimentar novos caminhos que estão fora do mapa, geralmente em zona rural. Também é possível descobrir trilhas já realizadas por outros usuários, o que facilita muito na hora de encontrar uma trilha ou cachoeira no caminho.

O app possui a versão gratuita (com anúncios) e a versão premium. Está disponível para Android e IOS. Para saber mais, visite:

Wikiloc | Trails of the World
Wikiloc is a place to discover and share the best outdoor trails for hiking, cycling and many other activities