Chegamos em Mogi das Cruzes - São Paulo e fomos logo procurando passeios para fazermos com a nossa XTerra. Encontramos uma rota no Wikiloc que indicava que era possível fazer um curto trajeto por Biritiba Ussu até Salesópolis, por dentro, em estrada de terra (que a gente gosta, né?), passando por cachoeiras...(aí ficou perfeito! 🤩).

Aproveitamos que iríamos até Salesópolis e resolvemos tentar a Estrada da Petrobrás, embora em nossa pesquisa, ela constava como interditada. Saímos de Mogi no período da tarde - então já sabíamos que dormiríamos na estrada e fomos preparados.

Eis o trajeto: AQUI

De Biritiba Ussu até a ETA Casa Grande

Entramos por Biritiba Ussu, na Estrada Kamazuka (o trecho que o maps diz que não tem estrada está em laranja). O trajeto é bem legal, com o tempo chuvoso, enfrentamos alguns desafios: um pouco de barro, lama e muita pedra. Mas a paisagem é bonita, de serra, na borda da Serra do Mar.

Com 4x4 dá para ir tranquilo, mas carros de passeios baixos, podem enfrentar grandes dificuldades. Como a Google não marca o trajeto e eu peguei no wikiloc um trajeto de bike, é preciso ficar atento ao mapa. Alguns entradas levam a lugar nenhum, e como parte do percurso está na área da Suzano, tem muitas estradas de serviço.

Até Casa Branca, não existe muito rios, cachoeiras, águas - apenas a paisagem e muita atenção na estrada. Claro que nos perdemos algumas vezes. Quando vamos nos aproximando da ETA começam as águas: vários pequenos rios, quedas d'águas, além da Fonte dos Passarinhos, datada de 1926.

Fiquei pensando nos antigos viajantes...e depois numa pesquisa, descobri que essa estação foi finalizada em 1939. E apesar de estar numa região belíssima, não encontramos muitas informações sobre. Vi num relato que a ETA Casa Grande foi morada de hippies na década de 60, quando foi desativada, mas não encontrei referências sobre isso, pode ser só lenda 🤷‍.️

A região é belíssima, lugar perfeito para quem gosta de natureza. Como estava um tempo chuvoso, não arriscamos nenhuma trilha. Mas com sol, é possível deixar o carro estacionado e andar para conhecer os caminhos da serra (olha pela mapa, dá para imaginar muitas possibilidades. Não esperávamos encontrar um caminho assim, pelo mato, bucólico, em São Paulo. Foi uma agradável surpresa.

De Casa Grande até a Estrada da Petrobrás e Nascente do Rio Tiête

Seguindo da ETA Casa Grande em direção a Estrada da Petrobrás, vamos passando por várias águas e margeando uma parte da represa. No caminho várias vilas, com suas igrejas.

Passamos pela cachoeira do Tobogã e ainda outra cachoeira, mas o nível de água estava tão baixo que não deu para fazer um registro digno de cachoeiras. Nesse caminho há vários pontos para camping selvagem, inclusive encontramos vários campistas.

Em dias de chuva, as estradas ficam péssimas. Nós atolamos, furou o pneu, mas no final, deu tudo certo. Quando chegamos na estrada da Petrobrás, a estrada ficou melhor. Chegamos até a Guarita do Parque da Serra do Mar, núcleo Padre Dória e não passamos. Fomos informados que a famosa estrada continua interditada. Voltamos e aproveitamos para conhecer o Parque da Nascente do Rio Tiête. Um lugar que vale a pena visitar.

A entrada do Parque custa R$6, e só aceitam dinheiro, não tem internet por lá. Eles permitem dogs e o servidores são educadíssimos.


Siga @mapadomato.info no Instagram