Se você está pensando em adquirir uma barraca de teto para se preparar para viagens longas, esse post é para você. Afinal, é um investimento dispendioso, e não dá para comprar às cegas. Estamos viajando há seis meses com uma, rodamos o Brasil, praias e estamos na Patagônia - Argentina, enfrentado ventos de 50 km por hora, com ela. Depois desse longo tempo com uma barraca de teto, podemos contar os prós e contras, que ninguém mostra nas redes.


As marcas e tipos disponíveis no mercado

Existem dois tipos de barraca de teto, as convencionais, dobráveis, que se parecem com uma barraca de chão e as rígidas, sem dobra, com caixa de fibra que abrem no comprimento do teto.

As barracas rígidas, desde que tenham as abas laterais, são uma ótima opção, pela praticidade de montar e desmontar. As abas laterais são necessárias para ventilação em caso de chuva. Nos modelos existentes, ela é opcional, por isso, atenção. Também são mais caras.

A nossa barraca é uma convencional, mas em alguns momentos cogitamos seriamente uma barraca rígida pela praticidade. No entanto, ela seria menor que a nossa barraca, e não daria para 3 pessoas confortavelmente, ou duas pessoas e uma labradora que ocupa muito espaço 😅.

Há várias marcas no mercado, como aa Blue Camping, Sumatra, Camping World, Tendaro e Barth Camping. E mais uma infinidade de marcas chinesas e importadas, que não estão disponíveis no Brasil, e claro, as artesanais.

Nossa barraca é da Barth Camping, uma indústria familiar de Joinville, que começou com a ideia de desenvolver uma barraca perfeita para sua família. Hoje, eles entregam para todo o Brasil, e com um carinho incrível por cada barraca, eles botam a mão na massa em todo processo e fazem melhorias a cada dia.

Mas, qual a melhor marca? Não temos essa resposta, a melhor é a que você escolher. Nós escolhemos a nossa, baseada em alguns critérios: (1) Que as medidas se adaptassem perfeitamente no teto do carro (uma Nissan XTerra), e, ao mesmo tempo, fosse espaçosa. (2) Que tivesse um preço mais acessível; (3) que conseguissem tirar todas as nossas dúvidas, com um atendimento mais personalizado. Falamos com todos os fabricantes e escolhemos uma barraca convencional da Barth Camping.

Os prós da Barraca de Teto

  • Praticidade: em comparação com as barracas de chão, é muito mais fácil montar e desmontar. Sendo as rígidas, mais práticas que as dobráveis.
  • Resistente: São muito resistentes a chuvas, calor, frio e vento. Passamos por chuvas fortes e foi tranquilo. Passamos por temperaturas altas (45 graus diários) e foi tranquilo. Os ventos brasileiros, também são tranquilos.
Na Patagônia, enfrentamos vento de 50 km/h, quando dormimos sem proteção, no topo de um acantilado. A barraca resistiu, sem nenhum dano, mas ela balançava demais e a noite não foi tranquila. Nessa noite aprendemos que na Patagônia, temos que procurar lugares abrigados do vento.
  • Limpeza: Por estarem longe do chão, entram menos areia, poeira e insetos. A tela mosqueteira funciona muito bem.
  • Organização: O colchão na barraca, junto com os cobertores e travesseiros significa menos itens no interior do carro.
  • Conforto: São espaçosas, ventiladas, inclusive em dias de 45 graus. Nosso colchão é densidade 33, confortável e macio. E optamos por travesseiros de visco elástico, que diminuem o volume, na hora de fechar.
  • Iluminação: A barraca vem com  (ou pode ter) um sistema de iluminação 12v, para ser ligado no carro, e um controle para ligar e desligar.
  • Porta-sapatos: Importante, para manter a barraca limpa e fácil de se calçar para sair.
  • Anexo: As barracas dobráveis convencionais, criam uma área coberta, e se você colocar o anexo, fica com espaço protegido para trocar de roupa ou usar o porta-potti.
Nossa barraca não possuía anexo, mas a viagem nos mostrou, a importância de um.
  • Estabilidade do carro: Não verificamos diferença na estabilidade do carro na estrada, com ela fechada, nem no consumo de combustível.

Os contras da Barraca de Teto

  • Exposição: Sim, a barraca de teto nos deixa expostos quando aberta. Principalmente em parques públicos, nas cidades. Não dá para parar em qualquer lugar, montar e dormir.
Nas cidades, não é possível simplesmente parar e dormir, nas ruas. Nossa experiência em Buenos Aires nos fez refletir sobre a importância de termos um modo de dormir dentro do carro: Não encontramos camping na cidade e nosso carro não entrava nos estacionamentos dos hostels, por conta da altura - com a barraca,  precisamos de 2,45 metros de altura para entrar em estacionamentos fechados. Não conseguimos pernoitar em Buenos Aires.
Dica: Se você vai viajar só com duas pessoas, avalie adaptar o carro para dormir no interior do veículo, em momentos de necessidade.  Refletimos, que o melhor era ter adaptado a XTerra para dormimos no interior do veículo. Mas como viajamos com a Leoa, não podemos abrir mão do banco traseiro e essa configuração não é possível, no nosso caso.
  • Ventania: Como mencionado, os ventos patagônicos não são fáceis.  Não é possível dormir sem algum tipo de proteção do vento. Os ventos de 50 km/h nos deixam vulneráveis, a barraca balança demais, embora tenha resistido sem nenhum dano, a sensação de quem está dentro, não é tão confortável.
  • Varetas: elas se quebram, após um tempo de uso e muita exposição ao sol. A Barth Camping identificou o problema da tinta das varetas que deixam elas menos resistentes e mais rígidas, e resolveu utilizando varetas sem pintura.
  • Sujeira externa: Rodando por muitas estradas de chão, é inevitável que a capa que cobre a barraca fique com muita poeira e como consequência, quando vamos retirar - por nosso carro ser alto - não conseguimos limpar ou retirar a capa sem sujar nossas roupas.

Vale ou não a pena investir em uma barraca de teto em viagens longas?

Tudo vai depender do seu modelo de viagem. Com a barraca de teto, nós viajamos leves, tudo que precisamos está no carro, e como optamos por um 4x4, vamos para qualquer lugar, enfrentamos as piores estradas e está tudo bem, ela continua firme na parte de cima do carro.

A única coisa, que realmente faríamos, se pudéssemos, seria adaptar um modo de dormir no interior carro, em casos específicos. A barraca de teto, além de tudo nos dá uma vista maravilhosa!

Dicas:


Gostou do nosso artigo? Alguma dúvida? Fale com a gente pelo Instagram, teremos o maior prazer em auxiliar.

Siga @mapadomato.info no Instagram