A escolha de um rádio para se usar em expedições nem sempre é simples. Faixa do Cidadão ou Serviço de Radioamador?

Optamos por utilizar um rádio da faixa de radioamadorismo ao invés do tradicional PX. A razão é simples: Maior possibilidade de interação com radioamadores por onde passarmos, além da comunicação convencional entre eu e a Tiemi, no estilo walkie-talkie, quando estivermos em locais relativamente próximos ou em reconhecimento de terreno, por exemplo. E, em caso de emergência, há sempre as faixas de socorro conhecidas.

A Resolução 715/19 da Anatel determina, já no Art. 1º, que  todos os produtos empregados na exploração dos serviços de radiodifusão, seus ancilares, auxiliares e correlatos, devem ser homologados. Ou seja, independente do rádio que possua, ele deve possuir o selinho Anatel.

Ainda estou em processo de obtenção do meu Certificado de Operador de Estação de Radioamador - COER. Desse modo, até obtenção do meu indicativo, sigo estudando o assunto e tentando captar transmisssões.

O rádio escolhido foi o Baofeng UV-82, bastante versátil, mas que não vem homologado para uso no Brasil. Dessa forma, sem a homologação, caso esteja com ele na rua e seja abordado pela polícia ou por um fiscal da Anatel, o rádio seguramente será apreendido, além do dono estar passível de outras sanções.

Portanto, para evitar esse problema, eis um roteiro detalhado sobre como homologar seu Baofeng UV-82 (ou ainda outros modelos, como UV-5R). O processo é feito todo pela internet, e não possui custos.

Para facilitar, segue o vídeo com todo o processo:



1° passo: Cadastrar usuário no Mosaico


A - Cadastrar o usuário no Sistema MOSAICO da Anatel:

B - Clicar em "Não Sou Cadastrado".

C - Clicar em "SCH" e confirmar.

D - Preencher os dados corretamente.

E - Um primeiro email é enviado. Nele, clique no link para confirmar a inscrição no sistema.

F - O link do email o leva para a página da Anatel, que informa que o processo será revisado e o resultado enviado em outro email.

2° passo: Homologação do rádio


A - Baixar os documentos relativos ao Baofeng UV-82, AQUI

Caso queira homologar o UV-5R, use essa documentação aqui.

B - Anexar à esses arquivos, uma foto do seu rádio, expondo o número de série, e com a tag da ANATEL. Você pode colocar a tag até mesmo no Paint ou qualquer outro editor de imagens, como na foto abaixo:

Edite uma foto do seu rádio e simule o selo da ANATEL para anexar aos documentos necessários.

C - Após ter recebido seu email com a senha do MOSAICO, volte nele e entre no sistema usando seu CPF como login, e a senha recebida.

D - Preencha todas as abas de acordo com suas informações pessoais e os dados do rádio, contidos no arquivo zip.

Importante: A homologação tem validade por um ano, e pode ser renovada no próprio sistema Mosaico.

Vale lembrar que operar (falar nas faixas de frequência do radioamador) sem autorização é crime, e você poderá ser enquadrado na Lei Geral de Telecomunicações – Lei 9472/97 e responder criminalmente na Polícia Federal.

Assim, caso queira prosseguir, veja mais sobre a obtenção do COER aqui.