Ubatuba surpreende, além de uma quantidade enorme de praias de fácil acesso, ainda podemos acessar muitas outras através de trilhas. Algumas permitem uma caminhada leve, outras um pouco mais longas, mas todas que valem cada passo. Além de paisagens maravilhosas, você desfruta de lugares com pouco movimento, sem música, para relaxar em meio a natureza.


Trilhas do Sul de Ubatuba

Estrada da Ponta Grossa

A estrada da Ponta Grossa é acessada por carro, o final da estrada dá acesso ao Farol da Ponta Grossa e há um estacionamento no local. A estrada é de chão, com alguns trechos ruins. Por ela, se acessa a praia do Cedro, que não tem segredo, é só estacionar e seguir a pé, um caminhada de no máximo 10 minutos e estará na charmosa praia do Cedro.

Praia do Cedro: Localização da entrada da trilha e estacionamento - https://goo.gl/maps/dPqUpqSJSiErZXJT6 (Coordenadas: -23.461321, -45.036675)

Seguindo pela estrada é possível acessar a Gruta das Andorinhas e Mirante Baguari de Fora. O acesso está em área privada e a caminhada é de nível médio. Recomendado somente para quem já está acostumado com trekking, já que é preciso descer pelas pedras. Também não há estacionamento no início da trilha.

Praia do Cedro na Ponta Grossa em Ubatuba | Foto: @mapadomato.info

Gruta das Andorinhas: A revista Curiosidades de Ubatuba fez um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rvGp3iiNsKk. Para conhecer a trilha acesso no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilha-mata-fechada-para-gruta-das-andorinhas-ubatuba-sp-27359377 (Como a trilha não está demarcada, é difícil de descer, é preciso desbravar a mata).

Mirante do Baguari de Fora: A caminhada é curta, mas não é tão fácil. Trilha de acesso no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-caminhada/baguari-26060239. O acesso se dá pelo condomínio, ao lado direito. Perguntando, indicam o caminho.

Mirante da Ponta Grossa: Do estacionamento, no final da estrada é só descer pela trilha. O mirante é uma pedra, inclinada e é preciso escalar pelas pedras para descer e subir. Localizador: https://goo.gl/maps/wCZ7soZC9dwwUtBE9.

Trilha da Ponta da Espia ou Praia do Godoi

Também conhecida com trilha da Praia da Enseada, permite o acesso às praias de Fora(i), Tapiá (ii), Itapecirica (iii) e Godoi (iv). São praias desertas, com raros aventureiros. O percurso é de 6 km para ir e mais 6 km para voltar 😅. Há fontes de água pelo caminho e apesar da trilha estar demarcada, exige um certo esforço. Na trilha há uma porteira e placas indicando propriedade particular, mas está aberto, é só empurrar e seguir.

Trilha da Ponta da Espia no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/praias-desertas-na-trilha-da-ponta-da-espia-praias-de-fora-tapia-itapecerica-e-do-godoi-ubatuba-sp-64971515. No tracklog você pode acessar um relato completo da trilha feito pelo Augusto do Trilhas e Trip.

Vídeo com trechos da Trilha para a Praia do Godói em Ubatuba

Trilha das 7 Fontes e Gruta do Pirata

A trilha da Praia das 7 Fontes e Gruta do Pirata possui aproximadamente 7 km para ida, e consequentemente, mais 7 km para a volta. Se inicia na Praia da Ribeira (https://goo.gl/maps/fWaNkMQRuiubZWUg9), passando pela praia da Dionísia - com acesso restrito, mirante, praia do Flamengo, praia do Flamenguinho - também com acesso restrito, até chegar na Praia das 7 Fontes, que é uma praia com quiosque e alguns visitantes. Esse trecho é tranquilo, com a trilha bem demarcada e algumas subidas.

Da Praia das 7 Fontes para a Gruta do Pirata é preciso experiência e cautela, a caminhada se dá por mata fechada, com vários trechos escorregadios, em alguns é preciso auxilio de cordas. Aqui tem um relato completo com fotos do Augusto do Trilhas e Trips: https://trilhasetrips.blogspot.com/2020/09/relato-trilha-da-praia-das-7-fontes.html.

Tracklog da trilha no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilha-da-praia-das-7-fontes-gruta-do-pirata-ubatuba-sp-57340638.

Trilha das 7 praias

Mirante na Trilha das 7 Praias em Ubatuba | Foto: @mapadomato.info

Um circuito tranquilo e interessante, ao todo são aproximadamente 8 km de caminhada. O acesso se dá tanto pela Praia da Fortaleza, como pela praia da Lagoinha. O trilha está toda demarcada, com placas indicando o caminho e avisos sobre o lixo, que aliás, não encontrei nenhum. Não é preciso seguir um tracklog, é simples e fácil.

Iniciando pela Praia da Fortaleza, segue a trilha, o primeiro ponto é a Pedra da Tartaruga, depois a Praia do Cedro Sul, a Prainha da Deserta, Praia da Deserta, Praia Grande do Bonete, Praia do Bonete, Praia do Peres, Praia do Oeste.

No primeiro trecho, até a praia do Bonete, a trilha se dá pela mata, uma caminhada gostosa, sombreada, úmida, com pequenas fontes de água. É o trecho mais complicado, exige um pouco de atenção. Depois do Bonete a trilha é margeando o mar, também na sombra e com pequenas piscinas naturais, e a caminhada fica leve.

Vi famílias e grupos de adolescentes fazendo a trilha, o único trecho mais difícil é da Praia do Cedro sul até Bonete, com uma subida íngreme, depois se tansforma numa caminhada leve.

Tracklog da trilha no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilha-das-7-praias-ubatuba-20030390

Trilha do Saco das Bananas ou das 10 praias desertas

Praia da Caçandoquinha em Ubatuba | Foto: @mapadomato.info

Você pode iniciar a trilha do Saco das Bananas pela Praia da Caçandoca, de lá segue para as praias da Caçandoquinha, da Raposa, do Saco das Bananas, do Simão (ou Brava do Frade), da Lagoa, Praia Mansa, Praia da Ponta Aguda, Figueira, e finalizará na Praia das Galhetas, que faz divisa com a Praia de Tabatinga já em Caraguatatuba.

É a trilha mais extensa de Ubatuba, com 14 km de extensão, de dificuldade moderada, é preciso atenção, recomendado utilizar o tracklog ou fazer com um guia, já que a trilha não tem sinalização e é possível se perder. Possui várias fontes de água pelo caminho, e as praias são quase desertas. Leve água, repelente, alimentos, vá de calças e cajado.

Tracklog no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/maranduba-tabatinga-pelo-saco-da-banana-70818680


Trilhas do Norte de Ubatuba

Praia do Saco da Mãe Maria

O início da trilha se dá na Praia Vermelha do Norte, no canto direito. A praia do Saco da Mãe Maria é pequena e na maré alta, ela chega a desaparecer.

Tracklog no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/praia-saco-da-mae-maria-ubatuba-42462870

Vista do Saco da Mãe Maria em Ubatuba | Foto: @mapadomato.info

Praia Canto do Itaipu e praia do Lança

Da Praia do Prumirim, siga pelo lado esquerdo até a Praia Canto do Itaipu, de lá siga uma trilha curta de aproximadamente 200 metros, pela costeira, atravessando as pedras. Não tem segredo, super simples de chegar.

Praia da Justa e do Surutuba

A praia da Justa é facilmente acessada pela Praia Ubatumirim, do lado direto, depois do rio, existe uma estrada de acesso. Não é recomendado acessar de carro, pois no local não há estacionamento. Localização Praia da Justa: https://goo.gl/maps/CkcxKZzKDLZhJmi98

Praia do Surutuba: Da praia da Justa, do canto direito, segue uma trilha pela mata, até a praia do Surutuba. São 2 km de caminhada para ida e mais 2 km para a volta, a trilha é considerada de nível médio. Dica: O bambuzal é a referência para você seguir a trilha pela esquerda.

Tracklog do Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/surutuba-18865701

Praia Brava da Almada

Praia Brava da Almada em Ubatuba | Foto: @mapadomato.info

Existem dois caminhos para chegar até a praia da Brava Almada. Uma é pela trilha de acesso da Praia do Engenho. No canto direto, há uma entrada com uma placa indicando, com no máximo 30 minutos de caminhada leve, você segue pela trilha, atravessa uma estrada, nesse ponto tem outra placa e vc segue o caminho. Sem segredos.

Para aqueles que preferem ir direto na Brava Almada, pode chegar até aqui de carro: https://goo.gl/maps/C7mgVKRhvSDXu1yU7 ( -23.36360, -44.88537), existe uma pequena área com espaço para até dois carros, ao lado da entrada da trilha. Depois, é só seguir a placa e ir pela trilha.

Trilha da Praia da Fazenda, Taquara e Brava da Almada

Da praia da Fazenda, é possível fazer um passeio pela preservada área da Mata Atlântica do Parque Estadual da Serra do Mar, acessando a Praia ou Saco da Taquara, chegando até a Brava da Almada.

A trilha possui cerca de 4 km (ida e volta) e para acessar, é preciso agendamento prévio, diretamente com o núcleo Pincinguaba, no: npicinguaba.agendamento@fflorestal.sp.gov.br

Praia Brava do Camburi

Ao fundo, do lado esquerdo, a praia Brava do Camburi | Foto: @mapadomato.info

O acesso à Praia Brava do Camburi se dá pela Praia do Camburi, na Vila, próximo ao rio, no canto direito. Se perguntar, qualquer pessoa informa o local de início da trilha. São 2 km de caminhada, considerada de nível médio, o percurso é pela mata, atravessando fontes de água natural, com vários pontos escorregadios, por conta das pedras.

Tracklog do Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/camburi-das-pedras-praia-brava-65393651

Um segundo acesso por trilha, é pela BR 101. A caminhada é mais curta e íngreme: https://pt.wikiloc.com/trilhas-caminhada/praia-brava-do-cambury-74876234



As cachoeiras de Ubatuba

Em breve nosso guia completo de cachoeiras estará disponível.

Cachoeira da Escada - As águas que descem do alto da serra criam degraus que se parecem com uma grande escada. As quedas formam mais abaixo, algumas piscinas naturais para banho. E por lá, algo inusitado, uma estátua de Oxum, protetora das águas doces.

Localizada aqui: https://goo.gl/maps/EPNMH3evBLgS2J719,  às margens da BR 101, de frente para a entrada de Camburi. Possui estacionamento e o acesso é gratuito. Aos finais de semana, pode haver cobrança de estacionamento.

Cachoeira do Prumirim -  São várias quedas que formam os três principais poços na área de visitação, que parecem com uma hidromassagem natural.

Localizada aqui:  https://goo.gl/maps/p7UrisuBxTNawyok6, às margens da BR-101, possui sinalização na estrada, indicando a cachoeira. No entanto, não há estacionamento. Seguindo há um estacionamento particular, com placa artesanal de acesso à cachoeira. O Acesso é gratuito. Nos finais de semana, pode haver cobrança no estacionamento.

+ Cachoeiras: Além dessas duas, que são de fácil acesso, existem muitas outras como: Cachoeira da Renata, Cachoeira Poço Verde, Cachoeira Engenho, Cachoeira do Ipiranguinha, Cachoeira Pé de Serra, Cachoeira da Laje, Cachoeira do Tombador, Cachoeira da Água Branca, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeiras da Ruína, Cachoeira da Bacia do Corcovado, Cachoeira do Correia e Poço do Jaime.

Como podem ver, a Serra do mar, faz de Ubatuba, um destino perfeito para quem gosta de apreciar a praia, mas prefere caminhadas e águas doces.

Vai para Ubatuba? Confira nosso mapeamento:

Ubatuba - SP: mais de 70 praias para você aproveitar
Ubatuba está cercada pela Serra do Mar. De um lado, a densa mata atlântica e, do outro, o mar de cores exuberantes, que em dias de sol, enchem o coração de alegria. São belas praias, de águas azul-esverdeadas que atendem a diferentes gostos, personalidades e necessidades: badaladas, desertas, bom …

Siga @mapadomato.info no Instagram