Após um ano de uso da nossa primeira dashcam, a 70Mai Pro, fizemos um upgrade e trocamos de câmera.

Essa troca não foi por vaidade ou para 'estarmos sempre atualizados'... A 70Mai Pro é uma excelente câmera, e continuaremos fazendo uso dela! O upgrade surgiu de uma necessidade, e, claro, por ter sido pago um valor acessível.

A primeira necessidade foi de termos maior segurança em nossas viagens, principalmente quando estivermos em locais onde a polícia é notoriamente conhecida por ser corrupta. Após assistirmos muitos vídeos de overlanders e outros viajantes, brasileiros e estrangeiros, que cederam à polícia e terminaram pagando propina diversas vezes, decidimos que tentaremos uma abordagem diferente, e com a meta de não pagarmos propina nenhuma vez. É aqui que entram as dashcams!

A 70Mai A800 é uma dashcam frontal com resolução de incríveis 4K e 140° de FOV. Além disso, possui uma câmera acessória, que é instalada no vidro traseiro do veículo. No modo de gravação de visão frontal, a resolução máxima é 3840*2160. No modo de gravação de visão dupla, a resolução máxima para visão frontal e traseira será 2560*1600 e 1920*1080 respectivamente. A captação do aúdio também é muito boa.



Há também a possibilidade de não ter que fazer uso da bateria da própria câmera quando o veículo estiver desligado - o que é problemático em casos de estar parado por vários dias. Isso é resolvido com um cabo auxiliar, conectando as câmeras diretamente ao circuito elétrico do carro, sem o uso da tomada USB ou adaptador de isqueiro.

Cabo para conexão direta com sistema elétrico do veículo. Serve em todas as dashcams 70Mai.

Outra parte legal, dessa vez, na segurança durante a condução, é que a câmera já conta com GPS e ADAS (Advanced Driver-Assistance System) integrados. Desse modo, as coordenadas estão sempre sendo registradas, e o ADAS irá ajudá-lo durante a condução com avisos de colisão e saída da faixa de rodagem, o que pode ajudar a evitar acidentes.

Com frente e retaguarda protegidos, o próximo passo é a instalação da 70Mai Pro lateralmente, no interior do veículo, de forma a capturar em vídeo tudo que acontecer do lado do motorista - inclusive através da janela! Assim, o policial que nos abordar estará sempre sendo filmado. 😁

Além do fator inibidor, mesmo que aconteça algo, como alegação de velocidade acima da permitida - ainda que isso não seja verdade, as imagens e vídeos das câmeras têm o registro da velocidade daquele momento. Mais uma prova que pode contar em nosso favor.

A segunda parte da tática anti-propina é a boa e velha simpatia. Ser sempre simpático e solícito - de forma inteligente, é claro - é algo que normalmente funciona na maioria das circunstâncias cotidianas. Na relação com outros na estrada também não é diferente. Agora, isso não vai adiantar muito se o policial tentar ser mais malandro e conseguir reter seus documentos. Por isso, ande sempre com cópias autenticadas e utilize essas cópias quando o policial lhe pedir a documentação. Simpatia, inteligência e câmeras, provavelmente irão dar conta do recado, já que nenhum policial quer se expor tanto assim, principalmente quando a abordagem é irregular.

Abaixo, algumas especificações e o link do produto. Quando comprei a 70Mai A800, ela estava em pré-lançamento no Indiegogo. Agora está disponível na loja oficial da Xiaomi no AliExpress.