Quando falamos em hidratação, estamos falando de consumo de água. Trata-se do principal elemento para manter-se bem disposto e saudável durante as trilhas. Nesse artigo, vamos dar algumas dicas sobre hidratação em trilhas ou caminhadas longas.

A @agualebrinha está conosco o tempo todo!

De quanta água eu preciso para me manter hidratado? Qual a quantidade de água preciso levar?

De forma geral, as recomendações sugerem que precisamos de 2 litros de água por dia, para nos manter hidratado, no entanto, isso é falso, precisamos de muito mais. A quantidade de água varia de organismo para organismo e o cálculo da quantidade é feito por peso.

Estudos apontam que são 35 ml para cada kg de peso corporal. Desse modo, uma pessoa de 70 kg, precisa ingerir 2.450 ml de água, ou seja, 2 litros e 450ml, no mínimo. E a quantidade precisa aumentar quando fazemos exercícios físicos, nesse caso, caminhadas longas, em condições climáticas diferentes do nosso dia a dia, debaixo do sol, com baixa umidade do ar, etc...

Dica: A pré-hidratação é fundamental para manter-se hidratado, antes de começar a caminhada, é bom ingerir alimentos ricos em água e sem adição de açúcares, frutas ou sucos naturais, como melancia, melão, laranja, entre outros.

Como saber se está hidratado ou não?

Sede é o primeiro sinal de desidratação, é preciso ingerir água gradualmente, durante a caminhada, para nunca ficar com sede. Boca seca, cansaço, sonolência, dor de cabeça, tontura e vertigens, são alguns dos sinais que você já está desidratado.

E fique de olho na cor do xixi! Quanto mais escura a urina, mais o organismo está clamando por água.

Água é a nossa única fonte de hidratação?

Não é a única, mas a mais importante! Você pode consumir frutas e bebidas ricas em eletrólitos, que ajudam a repor os sais e carboidratos perdidos com a transpiração intensa, evitando problemas como dor de cabeça, tontura, ânsia, etc... Lembra da água de coco? Sim, ela pode ser uma grande aliada.  Além disso, há as bebidas que são isotônicas, usadas por atletas e muito comuns no mercado.

Posso consumir bebidas alcoólicas?

A resposta é não. O consumo de álcool acelera o processo de desidratação. Você pode fazer isso, depois da trilha. Já viu alguém correr (seriamente) com uma lata de cerveja ou vinho?

Como levar a água?

Você pode levar a garrafinha, saco, mochila de hidratação, o que preferir. Se no trajeto escolhido, você não tiver garantia de água potável para ingerir, o melhor é levar toda água que você vai consumir durante o dia.

Nós, carregamos sempre duas garrafas de 500ml e nossa sacola de água com filtro, desse modo evitamos peso desnecessário e vamos abastecendo as garrafas em toda fonte de água que encontramos.

Além disso, no carro, deixamos sempre uma garrafa com 6 litros de água para emergências, algo que já ocorreu conosco: o carro quebrou e o socorro demorou para chegar, tivemos que ficar horas esperando, sem um ponto de apoio perto.


A Água Mineral Lebrinha é uma empresa genuinamente Mato-grossense, que desde 1984, leva água pura e mineral para milhares de famílias. Em 2021, tornou-se parceira do Mapa do Mato, apoiando na nossa missão de mostrar, para o Brasil e para o mundo, as belezas naturais do nosso estado.

A @agualebrinha é parceira do Mapa do Mato na missão de divulgar as belezas de MT