Quem está acompanhando as modificações referentes ao sistema elétrico auxiliar na XTerra, viu que a bateria utilizada precisou de algumas modificações para que pudesse suportar maiores inclinações, como no caso de um aclive ou declive acentuado, um grande desnível horizontal, ou até mesmo a buraqueira e transpasse de obstáculos.

Nesse sentido, apesar da modificação das válvulas da bateria oferecer uma maior segurança, ainda é interessante ter uma maneira de saber a inclinação que o veículo esteja em uma determinada situação. Isso serve não somente como uma precaução contra possíveis acidentes com a bateria, mas também com o carro em si... Quem não se recorda de uma situação como passar em um quebra-molas ou buraco e a parte inferior da frente do veículo bater no chão?

Parte de baixo de um parachoque raspado. Imagem ilustrativa.

Mesmo em um veículo off-road, mais alto por causa do lift na carroceria e na suspensão, os ângulos de ataque e saída são extremamente importantes, já que geralmente o dano causado em um veículo numa trilha pode ser bem mais grave do que um parachoque raspado na parte de baixo...

Ilustração dos ângulos de ataque e saída em um veículo off-road.

Originalmente, a Nissan XTerra possui ângulos de ataque e saída de 34 e 29 graus, respectivamente. Esses valores podem ser aumentados por conta dos lifts já mencionados e troca do parachoque original pelo de aço, por exemplo. Já a inclinação lateral máxima é de 45 graus (que será menor com o carro mais carregado, inclusive no teto, com uma barraca roof top, por exemplo).

Assim, estar atento aos ângulos do veículo pode, literalmente, vir a evitar algo bastante ruim durante a jornada.

Para isso, o inclinômetro escolhido foi o Autool X95. Eu já havia visto diferentes modelos, mas, francamente, sempre bem feinhos ou grandes demais, ou sem iluminação, etc...

Tipos de inclinômetros normalmente encontrados.

Eis o modelo que escolhi:

Inclinômetro y otros cositas más... X95 da Autool Tech.

Além do inclinômetro, ainda oferece outros extras, como coordenadas de GPS, velocidade, relógio sempre atualizado por causa dos satélites, indicador de altitude e outras coisinhas.

A instalação é simples, podendo usar o cabo com entrada para a tomada 12V (o acendedor de isqueiros) do carro ou utilizar o outro cabo que acompanha o produto, para fazer as ligações diretamente na bateria do veículo ou em algum local pós-chave.

Duas opções de instalação: direta e indireta.

O inclinômetro é bastante sensível. Na XTerra, ele fica variando cerca de 1 grau somente com a vibração do motor, com o carro ligado, parado. A leitura é praticamente em tempo real, como pode-se ver no vídeo abaixo.

Interessante também são os alarmes sonoros, tanto para as inclinações quanto para a velocidade. Essa última, é configurável, com ajustes em incrementos de 10km/h.

Enfim, considero que foi uma boa opção para o veículo e para a viagem. Não poluiu muito o painel do carro, a visualização é rápida, trás informações acessórias e me deixa mais tranquilo em relação à situação da bateria tracionária 👍

Resultado final após instalação.