O Mapa do Mato passou por várias versões de um mesmo desejo: mostrar para o mundo, que nesse interior do Brasil, tem muita coisa bonita, lugares incríveis e um povo com muita história para contar.

Na primeira versão V.1, de 2012, era um zoneamento colaborativo do patrimônio cultural de Mato Grosso. Um grande mapa digital onde lançamos 520 manifestações culturais do Estado.

Na segunda versão V.2, de 2014, nasceu um projeto de pesquisa e um vontade imensa de explorar e compartilhar as histórias do patrimônio natural e cultural do Mato: o Mapa do Mato

Na terceira versão V.3, de 2016, nós já morávamos em Chapada dos Guimarães e junto com esse mapeamento, surgiu a ideia de um guia geolocalizado, voltado para os smartphones, que permitisse a divulgação também dos pequenos negócios locais: a tia do pastel, o artesanato, etc.... Tentamos fazer dele algo sustentável financeiramente, mas mal conseguíamos pagar os custos de hospedagem do site, imagina viver disso? Rs.

Na quarta versão  V.4, de 2019, nós chegamos a uma conclusão, o Mapa do Mato passou por várias versões de um mesmo desejo: mostrar para o mundo, que nesse interior do Brasil, tem muita coisa bonita, lugares incríveis e um povo com muita história para contar.

Foi assim que abrimos mão da geolocalização, da complexidade e resolvemos fazer o mais simples: transformamos o Mapa do Mato em um blog. Não vou contar a saga que passamos para desenvolver cada versão do site, porque não é o foco - mas, chegar aqui na frente, depois de 7 anos e fazer um blog, foi algo inesperado. Optamos pelo mais simples: hospedamos tudo no nosso servidor e utilizamos o ghost.

Trocar nosso March pela Xterra também colaborou para a reformulação do blog, ela nos leva a lugares afastados e distantes, nos leva para o mato. Assim, o Mapa do Mato se tornou um blog de viagens, passeios e experiências com Xterra, mantendo nossa missão pessoal de mapear lugares, histórias, projetos e empreendimentos sociais (uma das nossas paixões).

Decidimos que queremos conhecer o interior do Brasil e das Américas. E quer mais interior do que o lugar que moramos?! No centro geodésico da América do Sul, em Mato Grosso, na Chapada dos Guimarães. É aqui que começa nossa grande viagem.


Quem somos e o que fazemos?

Somos um casal que a quase uma década juntamos as diferenças, filhos, cachorros e fomos morar juntos. Dessa parceria surgiram vários projetos e aprendizados. Quer saber um pouco mais sobre o que fazemos, com o que trabalhamos? Saiba mais aqui: https://arkhad.com/