O Mapa do Mato nasceu em 2012 como um projeto de pesquisa e extensão sobre e cartografia afetiva digital, com o objetivo de mapear patrimônios (materiais e imateriais) e descobrir a cidade de Cuiabá. Com slogan, "Localizadores de paisagens-canções", fizemos várias expedições para conhecer e registrar a cidade de Cuiabá, e outras do entorno. Além de geolocalizar em um mapa digital mais de 530 referências culturais do Estado de Mato Grosso.

Foram várias versões até chegarmos em 2019, quando saímos de projeto de pesquisa e mapeamento local, e nos transformamos em uma revista de viagens, sem deixar de lado o nosso desejo de mostrar para o mundo, que longe dos grande centros, tem muita coisa bonita e um povo com muita história para contar.

Definimos que nossa missão, como revista de viagens, é compartilhar informações relevantes com os viajantes. Um dos problemas recorrentes quando buscamos informações sobre os lugares, é não encontramos informações descomplicadas e essenciais para quem viaja, como por exemplo: como funciona, horários, se é obrigatório guia, quanto custa, etc...

Além disso, procuramos ir além do turismo convencional, focando em atrativos gratuitos e econômicos, porque acreditamos que turismo deve ser para todos, pois tem uma função positiva na vida das pessoas: Viajar faz bem, deixa a alma leve, nos faz sentir livres.

Fazemos parte dos 86% dos viajantes que planejam suas próprias viagens, por isso resolvemos falar de viajante para viajante, compartilhando informações que são necessárias para um bom planejamento de viagem.

Hoje somos viajantes, mas até realizarmos esse sonho, éramos apenas um casal de curiosos, apaixonados por cultura, tecnologia e projetos sociais. O Mapa do Mato é um projeto de vida dos @XTnautas.

Para saber mais, acesse:

Um pouco da história do Mapa do Mato
Na primeira versão V.1, de 2012, era um zoneamento colaborativo do patrimônio cultural de Mato Grosso. Um grande mapa digital onde lançamos 520 manifestações culturais do Estado. Na segunda versão V.2, de 2014, nasceu um projeto de pesquisa e um vontade imensa de explorar e compartilhar as história…

Quem somos e o que fazemos?

Somos um casal que a quase uma década juntamos as diferenças, filhos, cachorros e fomos morar juntos. Dessa parceria surgiram vários projetos e aprendizados. Quer saber um pouco mais sobre o que fazemos, com o que trabalhamos? Saiba mais aqui: https://arkhad.com/