O que fazer na Comunidade de Bonsucesso em Várzea Grande

Passeios Sep 28, 2019

A Comunidade de Bonsucesso é um daqueles lugares que a “modernidade” parece que não chegou. Um vilarejo simples e tranquilo, situado às margens do Rio Cuiabá. Localizado muito próximo ao centro de Várzea Grande e de fácil acesso, encanta pelo sossego que apresenta aos seus visitantes, logo na entrada.

Apesar de ser famosa pelas peixarias, a comunidade também produz artesanato, rapadura, bolo de arroz e festa de santo. (Ah, no bairro vizinho tem até um museu!)

Bolo de Arroz da Dona Era

Frequentado pelos ciclistas, todos os domingos, a partir das 6h da manhã, dona Zuleide ou Dona Era, como é chamada, serve bolo de arroz, salgados, café e sucos nos fundos de sua casa. Um café da manhã gostoso e acessível. Quem quiser experimentar deve chegar até às 10h. Ela assa cerca de 500 peças e quando acaba, fecha o local. Mais informação aqui:

Bolo de Arroz da Dona Era em Bonsucesso
O Bolo de Arroz de Dona Era é famoso em Bonsucesso. Frequentado pelo ciclistas, todos os domingos, a partir das 6h da manhã, dona Zuleide – ou Dona Era, como é chamada, serve bolo de arroz e salgados no salão no fundo de casa. Tudo é feito no forno e fogão à lenha. Além do bolo de arroz, há esfir…

Duas ótimas peixarias de Bonsucesso

Peixaria do Vovô Painha

A Peixaria Vovô Painha é uma das mais antigas na Rota do Peixe, em Bonsucesso. O sucesso da peixaria, segundo Vô Painha, está no seu tempero, que não aceita enlatados e nem imitações. Uma prova disso é o especial Pacu Inteiro Frito, que além do tempero secreto de Painha, utiliza a puva – farinha tradicional e artesanal de mandioca.

Peixaria Tarumã

A Peixaria Tarumã se destaca na Rota do Peixe pela oferta de um cardápio diferenciado, associado a um espaço fresco, arborizado e bem organizado. No cardápio, além do tradicional rodízio de peixe, o restaurante oferece pratos regionais, como costelinha de porco, maria izabel, galinha com arroz e as especialidades da casa: peixes grelhados.

Para mais informações sobre as duas peixarias, acesse:

Peixarias em Bonsucesso
Existem pelo menos 5 peixarias em Bonsucesso, mas aqui vamos citar duas que consideramos as principais: A Peixaria do Vovô Painha, figura histórica da comunidade; e a Peixaria Tarumã que se destaca pelos pratos variados. Peixaria do Vovô Painha Vovô Painha pescando na beira do Rio CuiabáA Peixaria …

Artesanato das Mulheres de Sucesso

Dona Gonçalina tem 83 anos e além de liderança na Comunidade de Bonsucesso, é empreendedora e tecelã muito habilidosa, ela ainda confecciona as redes cuiabanas e várias peças com ponto de puçá.

Fabricadas nos teares verticais, com a tecedura feita de baixo para cima, a técnica é herança dos índios Guanás, que as produziam usando algodão cru. Hoje, com a utilização das linhas industrializadas na confecção, as peças ganharam as cores e desenhos pelas quais ficaram famosas. O tear e a produção da varanda da rede, com ponto de puçá, o mesmo que faz a rede de pesca, fazem das peças têxteis uma obra singular do artesanato mato-grossense.

Quer conhecer o trabalho? Entre em contato com o whatsapp 65 9 9928 5359  - Cilbene Maria.


Outros atrativos:

Museu de anatonia animal em Várzea Grande
O Museu de Anátomo-Patologia Chico Costa na Frical Frigoríficos, no Bairro Souza Lima, em Várzea Grande – abriga um acervo diferente. Ao invés de obras de arte, o museu exibe peças da anatomia e patologia animal. São esqueletos, órgão internos e imagens que desvelam o mundo animal. Espaço do Museu…
A rapadura artesanal da comunidade de Bonsucesso
A atividade de fabricação da rapadura artesanal na Comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande – MT, não é somente uma atividade econômica – é também uma atividade cultural que preserva a herança social da comunidade. Atualmente, existem seis engenhos para fabricação de rapadura em Bonsucesso e um n…
Festa de São Pedro na Comunidade de Bonsucesso Várzea Grande
A devoção a São Pedro na Comunidade de Bonsucesso em Várzea Grande é antiga, tendo início na década de 60, com a família Pinheiro, que todo ano, no dia 29 de junho, rezava o terço em gratidão a São Pedro em sua casa. Dona Marina, de 73 anos, nos conta que tudo começou com sua mãe – de quem herdou a…

Horário de ônibus de Cuiabá para Chapada dos Guimarães
Horário de ônibus de Cuiabá para Chapada dos Guimarães, sempre atualizados. Última atualização: 29/09/19

Nosso blog não tem espaço para comentários, mas se você tiver alguma dúvida ou quiser falar com a gente: Nosso insta @xtnautas e email: mapadomato@gmail.com 😘

Allegra Otto

"Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito" Manoel de Barros