Alguns lugares do planeta Terra são reconhecidos por possuírem um valor excepcional e, por isso, são considerados patrimônios comuns da humanidade. Cada lugar guarda uma riqueza - pode ser um único monumento ou uma região inteira  - que, devido ao seu valor histórico, arqueológico, natural, ambiental, ou ainda um conjunto desses fatores, é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade ou Patrimônio Mundial.

Tais patrimônios são únicos e nos conectam com a história da humanidade e do planeta Terra. Todos eles guardam suas singularidades, seja artística, cultural ou natural.

E, como todo viajante precisa de uma rota (ou não...), decidimos criar um mapa, contendo os Patrimônios da Humanidade no continente americano. Optamos por uma categorização por países, para auxiliar na escolha do nosso percurso até o Canadá.

Este é o primeiro artigo da série Patrimônios da Humanidade. Faremos um artigo para cada país e começaremos pelos existentes no Brasil. Vamos mostrar quais são, onde estão e porque são considerados patrimônios mundiais.

Para se ter ideia, em uma lista com 190 Patrimônios Mundiais espalhados por todas as Américas, 22 deles estão no Brasil. É o país com a maior concentração patrimônios na América do Sul, e vale a pena conhecê-los.


Foto: Rodrigo Soldon