Pesquisa: Turismo em 4 rodas - Viagens de carro pelo Brasil

Pesquisa: Turismo em 4 rodas - Viagens de carro pelo Brasil

Allegra Otto

Esse post é uma prévia da pesquisa que realizamos junto aos grupos de viajantes pelas redes sociais. Apesar de poucos participantes (152) até o momento, descobrimos que nossos participantes viajam para descansar e relaxar, de preferência em meio à natureza. Poucos apontaram que fazem compras ou atividades noturnas em suas viagens. Podemos supor que a maioria prefere destinos mais bucólicos, fugindo da grande agitação das cidades.

Além disso, eles fazem mais de 3 viagens de lazer por ano, com mais de 5 dias de duração, e, a maioria, dentro do próprio estado. Ou seja, quem viaja de carro, prefere o turismo doméstico, apenas 7,2% fizeram viagens internacionais.

Temos a impressão que apesar de 35% dos brasileiros realizarem viagens de carro, e a maioria utilizar veículo próprio, ainda temos um campo inexplorado nos serviços de apoio nas estradas, pois uma das maiores preocupações dos motoristas, é se vão ou não encontrar apoio (auto socorro) no trajeto, caso ocorra algum imprevisto.

Quais as informações nossos viajantes mais procuram?

Eles procuram informações sobre lugares para passear nos destinos, bem como na estrada. Seguido de custos de viagens, onde dormir e comer, assuntos relacionados a mecânica e manutenção do veículo e buscam relatos e experiências de outros viajantes.

A maioria lê artigos em blogs e sites, buscam informações nos grupos e comunidades de viajantes das redes sociais e assistem vídeos no youtube. Poucos indicaram agências ou revistas impressas como fontes de informações.

Quais os App que eles mais usam?

Sem dúvida, o Google Maps e o Waze, seguidos por Maps.Me, IOverlander, MaCamp, Viva Sobre Rodas e Qualp. No post Apps para viagens de carro: dicas de viajantes, nós falamos mais sobre os apps mais utilizados pelos participantes.

Interessante notar que a maioria dos Apps citados são colaborativos, ou seja, os viajantes utilizam da experiência de outros usuários em seus planejamentos e buscas de informações. Isso nos mostra a importância de colaborar com os apps, para a atualização e ampliação das informações disponíveis.

É isso! Espero que tenham gostado dos resultados. Agradeço a todos que participaram! Quem ainda não respondeu e quer contribuir, o questionário continua aberto em: https://forms.gle/8JdAgdV5CEuUrWgk6


Nosso blog não tem espaço para comentários, mas se você tiver alguma dúvida ou quiser falar com a gente, envie um email no mapadomato@gmail.com, ou uma mensagem pelo direct @mapadomato.info 😘. Aproveita e segue a gente!