Embora a bateria tracionária de 150Ah forneça bastante 'suco' para nossos equipamentos no carro, é sempre interessante saber mais detalhes sobre o estado do sistema elétrico auxiliar, como o quanto de corrente e potência estamos consumindo, a carga atual da bateria, etc.

Assim, optamos por saber as condições de uso tanto em corrente contínua quanto alternada. Essa segunda, serve para oferecer informações de consumo pós-inversor de energia, enquanto a primeira, assunto principal desse post, monitora o sistema como um todo.

Tipos de corrente

Uma corrente elétrica nada mais é do que o fluxo de elétrons através de um condutor. Esse fluxo pode ocorrer de duas formas:

Na Corrente Contínua (DC), o fluxo de elétrons ocorre sempre no mesmo sentido. É o caso de circuitos abastecidos por pilhas e baterias.
dc

Na Corrente Alternada (AC), o fluxo de elétrons alterna de sentido, fazendo um movimento de 'vai e vem'. É o tipo de corrente que usamos residencialmente.
ac

Equipamento utilizado:

Medição DC

Para isso, na parte do circuito que usa corrente contínua, usamos o monitor PeaceFair PZEM-015, que é alimentado por uma tensão de 12 a 96Vdc e monitora circuitos elétricos de até 200 Vdc e 300A dependendo do resistor shunt usado.

PeaceFair PZEM-015 com shunt de 300A

A instalação é simples. Um manual de instruções em inglês acompanha o produto, mas o diagrama de instalação também vem no verso do aparelho:

De forma simplificada, para medir o que está saindo da bateria, o resistor shunt é posicionado entre o terminal negativo da bateria e o restante do circuito elétrico, recebendo a corrente elétrica e transmitindo para o módulo de monitoramento. Quando algo é ligado (luzes, carregadores, inversor, etc), essa informação é atualizada em tempo real, ficando, assim, à apenas um olhar de distância para saber se tudo está em ordem 👍

Medição AC

A medição do consumo em 127v, feito após o inversor de voltagem, foi realizado com o PeaceFair PZEM-022 e algumas adaptações em uma das tomadas.

Esquema de ligação do PeaceFair PZEM-022
Teste de bancada: Medidor conectado entre a saída do inversor e o carregador do notebook.

Pequeno vídeo após a instalação na XTerra:

Referência: https://blog.biologiatotal.com.br/corrente-continua-alternada/


Conheça também nosso insta em @XTnautas!