Sobre nós

O que é o Mapa do Mato?

O Mapa do Mato passou por várias versões de um mesmo desejo: mostrar para o mundo, que nesse interior do Brasil, tem muita coisa bonita, lugares incríveis e um povo com muita história para contar.

Na primeira versão V.1, de 2012, era um zoneamento colaborativo do patrimônio cultural de Mato Grosso. Um grande mapa digital onde lançamos 520 manifestações culturais do Estado.

Na segunda versão V.2, de 2014, nasceu um projeto de pesquisa e um vontade imensa de explorar e compartilhar as histórias do patrimônio natural e cultural do Mato: o Mapa do Mato

Na terceira versão V.3, de 2016, nós já morávamos em Chapada dos Guimarães e junto com esse mapeamento, surgiu a ideia de um guia geolocalizado, voltado para os smartphones, que permitisse a divulgação também dos pequenos negócios locais: a tia do pastel, o artesanato, etc.... Tentamos fazer dele algo sustentável financeiramente, mas mal conseguíamos pagar os custos de hospedagem do site, imagina viver disso? Rs.

Na quarta versão  V.4, de 2019, nós chegamos em uma conclusão: O Mapa do Mato passou por várias versões de um mesmo desejo: mostrar para o mundo, que nesse interior do Brasil, tem muita coisa bonita, lugares incríveis e um povo com muita história para contar.

Foi assim que abrimos mão da geolocalização, da complexidade e resolvemos fazer o mais simples: transformamos o Mapa do Mato em um blog. Não vou contar a saga que passamos para desenvolver cada versão do site, porque não é o foco - mas, chegar aqui na frente, depois de 7 anos e fazer um blog, foi algo que não esperávamos também. Optamos pelo mais simples: hospedamos tudo no nosso servidor e utilizamos o ghost.

A aquisição da Xterra colaborou para a reformulação do blog, ela nos leva a lugares afastados e distantes, nos leva para o mato. Assim, o Mapa do Mato se tornou um blog, viagens, passeios e experiências, com a Insurgente Cobra (nossa Xterra).

Decidimos que queremos conhecer o interior do Brasil e das Américas. E quer mais interior do que o lugar que moramos?! No centro geodésico da América do Sul, em Mato Grosso, na Chapada dos Guimarães. É aqui que começa nossa grande viagem.

Quem escreve

XTnautas, Allegra e Ash: Seis anos atrás, juntamos filhos + cachorros e fomos morar juntos. O Ash gosta de programação, videogame e Xterra. Eu gosto é de saber das coisas; sou fuçadeira, como diz uma amiga.

Nossos colaboradores

O aventureiro Edu Mux, é pai, barman, palhaço, contador de estórias, enfim, uma pessoa com muito gosto pela vida, que não tem redes sociais 🤔, porque segundo ele: "a vida é minha rede social".

A menina Aline, é nossa palpiteira de ideias e tendências; professora de inglês e produtora audiovisual, mega organizada, sabe usar post it (amo) e canetas coloridas!


Nosso blog não tem espaço para comentários, mas se você tiver alguma dúvida ou quiser falar com a gente: Nosso insta @xtnautas e email: mapadomato@gmail.com 😘