A cidade de Tesouro em Mato Grosso, se desponta como um novo destino para o turismo de natureza (ecoturismo) em Mato Grosso. Após um século de história, Tesouro deixou de ser procurado pelos diamantes, e, gradualmente, foi (re)descobrindo novas riquezas: paisagens exuberantes, cachoeiras encantadoras, rios enérgicos, morros mágicos e sua gente simples e acolhedora.

Em seu passado histórico, a cidade de Tesouro escondia em suas terras muitas pedras preciosas - entre elas, o diamante. Por essa razão, a região ficou conhecida como Triângulo do Diamante e foi palco de conflitos entre o Governo do Estado e os habitantes da região, que se organizaram para defender suas riquezas da exploração inglesa. De lá para cá, com o fim do ciclo do diamante, a pequena cidade aposta no turismo para o desenvolvimento local.

A @agualebrinha apoia o desenvolvimnento do ecoturismo em Mato Grosso.

O Mapa do Mato resolveu explorar todo o potencial para o ecoturismo da região e, com o @xtnautas e @labradorasocial, percorremos as cachoeiras, morrarias e vales.

Dica: A OI é a operadora com a melhor internet local.
Descubra Tesouro em Mato Grosso e se apaixone!

Cachoeira do Borá

Cachoeira do Borá em Tesouro | Foto: @mapadomato.info

A Cachoeira do Borá é um dos principais atrativos da cidade, formada por um pequeno córrego, onde apenas um fio de queda d'água forma uma poço de águas claras e esverdeadas, perfeito para mergulho e flutuação. Também é possível acampar e deleitar-se com o céu espetacular de milhões de estrelas.

A cachoeira está em propriedade particular, mas ainda não há cobrança de entrada. É possível ir sem guia ou condutor, mas o acesso, que se dá por estradas vicinais, é um pouco confuso. Além disso, lá não possui qualquer infra-estrutura de apoio e não pega celular. Por isso, indicamos que façam o passeio com um condutor local.

Dica: A melhor época para visitação é de junho a setembro (época da seca). No período das chuvas, as águas ficam turvas.

Horário de Funcionamento: Área privada, aberta ao público.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada. Cada guia/condutor/agência possui seu próprio tarifário.

Como chegar: Está localizada a 42 km de Tesouro. A estrada é de chão e o link do maps está marcado em frente à porteira: https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/cachoeira-do-bora-12629725 (por Guiratinga) e https://www.wikiloc.com/offroading-trails/cachoeira-do-bora-tesouro-77588255 (por Tesouro).

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo.

Cachoeira do Pinhão

Cachoeira do Pinhão em Tesouro | Foto: @mapadomato.info

Essa bela cachoeira - desconhecida de muitos - com poço para banho e uma prainha linda! Fomos com guia, e o trajeto é perfeito para quem gosta passeios 4x4 sem grande complicações. Para chegar, somente com autorização dos proprietários e com condutor local.

Horário de funcionamento: Somente com agendamento.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada. Cada guia/condutor/agência possui seu próprio tarifário.

Como chegar: Dá uma olhada no Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/cachoeira-do-pinhao-77798171

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo.

Cachoeira do Cipó

Cachoeira do Cipó em Tesouro | | Foto: @mapadomato.info

Uma pequena queda, bem próxima da cidade (dá para chegar caminhando ou de bike) escondida no meio da mata, cercada por cipós, e que deságua no rio Garças - possui um pequena trilha, que leva até um mirante às margens do rio.

Horário de funcionamento: Somente com agendamento através de condutores credenciados. Eles não permitem a entrada sem agendamento.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada. Cada guia/condutor/agência possui seu próprio tarifário.

Como Chegar: Está localizada a 1km de Tesouro, em estrada de Chão. (Coordenadas para localizador: -16.068085, -53.548968).

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo.

Cachoeira Paulo Afonso

Cachoeira Paulo Afonso em Tesouro | Foto: | Foto: @mapadomato.info

É uma pequena cachoeira formada por águas rasas e cristalinas no período da seca. É perfeita para crianças e dogs. É a cachoeira mais próxima da cidade, e é possível ir caminhando. O lugar ideal para aqueles que subiram até o Mirante de Santa Luzia se refrescarem. :)

Horário de funcionamento: Área privada, aberta ao público.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada.

Como chegar: Localizada a 1 km de Tesouro, sendo 20 metros após a ponte do rio Garças (MT 260), seguido de 300 metros até o riacho de Paulo Afonso e pouco mais de 600 metros de trilha. A trilha está bem demarcada, fácil de chegar. (Coordenadas para localizador: -16.078318, -53.547323).

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo.

Cachoeira da Cadela

De todas, é a cachoeira de mais difícil acesso. Para quem gosta de trekking, por lugares não visitados, é o passeio perfeito. No trajeto podemos nos refrescar em uma pequena queda, antes de chegar num belo mirante, na queda da cachoeira. Na parte debaixo da vegetação, grandes pedras e vegetação densa... o lugar é perfeito para rapel.

Horário de funcionamento: Somente com agendamento através de condutores credenciados.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada. Cada guia/condutor/agência possui seu próprio tarifário.

Como chegar: Sem um condutor, impossível. É necessário autorização e o caminho é complicado. Mas para os aventureiros, segue nossa rota pelo Wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeira-da-cadela-77588258

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo.



Rio Garças, Morro e Mirante de Santa Luzia

Dizem que o Rio Garças é a alma de Tesouro, e realmente, a praia é frequentada pelos moradores local, como espaço de lazer e ponto para a pesca artesanal: Todos os dias, antes do raiar do sol e no final da tarde, os pescadores vão até as margens do rio, para pegar seu pescado diário.

Da praia é possível avistar o belo morro de Santa Luzia, que ergue-se imponente bem próximo ao rio. Contam os antigos, que o morro recebeu esse nome, depois da população da vila local desenvolver uma doença nos olhos, ao que pediram a cura para Santa Luzia. Desde então sobem o morro em procissão, onde há uma capela e altar para os devotos.

Dica: Para quem gosta de uma caminhada matinal, é possível subir o morro, e avistar toda a cidade. Antes do sol nascer, do morro, avistamos a bruma que cobre todo o Rio Garças.

Horário de funcionamento: Área aberta ao público.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada.

Como chegar: Está localizado a 1 km de Tesouro via MT 260. (Coordenadas para localizador: -16.081116, -53.533844)

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo.

A @agualebrinha na missão de mapear as belezas de MT com o @mapadomato.info

O acolhedor distrito de Batovi, uma das riquezas de Tesouro

Distrito de Batovi em Tesouro - MT| Foto: @mapadomato.info

Uma pequena comunidade, formada no início do século passado por garimpeiros durante a descoberta de diamantes no rio Batovi. (Foi a primeira vez que vi um diamante na mão de alguém... rs). A pequena vila encanta todos os visitantes pela receptividade: um povo gentil, que gosta de contar histórias e prosear.

Está localizada a 32 km de Tesouro ou a 116 km de Primavera do Leste - e o melhor ainda está por vir: possui muitas cachoeiras (algumas nem listamos, ficam para a próxima visita0. Nós ficamos encantados com o vilarejo e foi difícil partir após nossos 5 dias de visita.

Possui algumas mercearias, bares e um restaurante/pousada, onde é possível agendar almoço e jantar caseiro. A única operadora que atende o lugar é a Vivo, no entanto, todo mundo compartilha internet em torno da praça, é só pedir com jeitinho.

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça em Batovi - Tesouro | Foto: @mapadomato.info

Com uma queda imponente e exuberante, seja pela altura ou volume de água, a cachoeira da Fumaça é espetacular! Faltam adjetivos para descrever o que sentimos quando chegamos e avistamos o vale que se forma, após a imensa queda de água do Rio Batovi.

Mas para quem pensa que é só para contemplar, não é. Também é possível descer a cachoeira, seja de rapel ou por uma trilha e lá embaixo, uma pequena nascente de água termal nasce entre as pedras. E para aqueles com menos mobilidade, é possível se banhar nas inúmeras piscinas naturais que se formam antes da queda.

Para ver várias fotos e vídeos da cachoeira, acesse o insta @mapadomato.info e vá até o destaque de Tesouro... vocês vão conferir que não é história.

No alto da cachoeira é possível acampar, nós ficamos por lá, foi tudo tranquilo e acreditem, há várias bags de lixo, para que as pessoas possam recolher seus resíduos e cuidar do espaço, que é aberto ao público.

Horário de funcionamento: Área aberta ao público.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada. Entre em contato com o CAT de Batovi - info no final do artigo.

Como chegar: São 4 km de Batovi até a cachoeira. No entanto, para descer na cachoeira, recomendamos entrar em contato com o CAT local, pois é uma trilha perigosa. https://goo.gl/maps/ty8V6z5exDxrTwu96

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo, falar com a Patrícia ou Wanderlan no CAT Batovi.

Cachoeira do Bode

Próxima à Cachoeira da Fumaça, com uma pequena queda d'água é procurada nos finis de semana, por quem procura mais privacidade e passar a tarde no rio. Para chegar, existe uma trilha de aproximadamente 2km, margendo o rio ou por estradas vicinais.

Horário de funcionamento: Área aberta ao público.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada. Entre em contato com o CAT de Batovi - infos no final do artigo.

Como chegar: São 5,5 km do distrito à cachoeira, ou 2 km de trilha.(Coordenadas para localizador: -15.875056, -53.543012)

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo, falar com a Patrícia ou Wanderlan no CAT Batovi.

Cachoeira Jatobá

Cachoeira do Jatobá em Batovi - Tesouro | Foto: @mapadomato.info

O que mais encanta na cachoeira do Jatobá não é a altura da queda, mas sua largura: são 45 metros, formando uma piscina natural com quase 2.000 m². Este é o lugar ideal para quem gosta de tomar banho, fazer mergulhos, brincar de bóia, ou tomar um tererê e apreciar a paisagem.

Formada pelos rios Pratinha e Batovi, a cachoeira está localizada em uma área privada e o acesso é um pouco complicado, porteiras e entradas invisíveis hehehe. Por isso, só com autorização e condutor local.

Horário de funcionamento: Somente com agendamento.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada. Entre em contato com o CAT de Batovi - infos no final do artigo.

Como chegar: De Batovi são aproximadamente 20 km por estradas vicinais, por dentro das fazendas. (Coordenadas para localizador: -15.845315, -53.469187)

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo, falar com a Patrícia ou Wanderlan no CAT Batovi.

Cachoeira da Usina

Cachoeira da Usina em Batovi - Tesouro | Foto: @mapadomato.info

A cachoeira da Usina impressiona não só pela queda, mas pela abertura exixstentes na rocha (uma pequena caverna), pela qual é possível apreciar a queda da cachoeira, é encantador. O acesso é facilitado, estacionamento e rampa. Eles permitem camping na praia em frente à cachoeira e ao final da tarde, um bando de andorinhas se aproxima e entra na queda d'água.

Horário de funcionamento: Somente com agendamento.

Quanto custa: Não há cobrança de entrada. Entre em contato com o CAT de Batovi - info no final do artigo.

Como chegar: Está localizada a 5 km de Batovi (coordenadas para o localizador: -15.87962, -53.58206)

Contato: Não há. Ver nossa lista de agências, guias e condutores no final do artigo, falar com a Patrícia ou Wanderlan no CAT Batovi.

Cachoeira do Escorrega

Cachoeira do Escorrega em Batovi - Tesouro | Foto: @mapadomato.info

O lugar mais divertido que já fomos! Pensa num grande escorregador natural, um tobogã único, perfeito para passar o dia brincando, recomendamos usar uma boia para descer, segundo nossos guias, a queda fica mais rápida e absorve o impacto das pedras. Eu desci sem nada e adorei! Quando caímos na prainha de areia, podemos ficar por ali, brincando na água, num sobe, escorrega, sobe de novo e assim o dia passa!

Horário de funcionamento: Somente com agendamento

Quando custa: Não há cobrança de entrada. Entre em contato com o CAT de Batovi - infos no final do artigo.

Como chegar: Está localizada a 3,5 km de Batovi, (coordenadas para localizador: -15.80569, -53.48468)

Contato: Não há. Ver nossa lista de condutores no final do artigo, falar com a Patrícia ou Wanderlan no CAT Batovi.

E tem mais Tesouros escondidos por aí....

Para quem quiser explorar bem a região, vai descobrir que tem muito mais do que está listado aqui. São dezenas de praias, ruínas históricas, morrarias perfeitas para trekking, passeios à cavalo, passeios de barco, e dezenas de cachoeiras de águas cristalinas.... precisaríamos de meses para percorrer todos os atrativos que a cidade oferece.

A cidade e o distrito de Batovi também conta com um calendário anual de festas populares e religiosas, que foram interrompidas pela pandemia, mas estão retornando no ano de 2022: o Carnaval de Rua, o Festival de Praia e a festa de Santa Luzia são algumas delas.

Dica: Para conhecer todos os atrativos, entre em contato com a Secretaria de Turismo da Cidade, ou com o com o Vitor do @descubratesouromt - eles possuem um levantamento completo dos atrativos.

Hospedagem

Na cidade de Tesouro

Tesouro possui dois hotéis no centro da cidade, o Hotel Diamante e o Hotel Silva, com estrutura simples, atendem bem à todos que ali procuram um pouso. O valor da diária é de R$150 o casal.

No Distrito de Batovi

Restaurante e Pousada do Neto - Um pousada simples, com 3 quartos que podem receber até 15 pessoas (em quartos coletivos). A diária para casal, com café da manhã, custa R$90 e para solteiro R$70. Reserve no 💬 (66) 9 9667-7365, com Neto.


Alimentação

Na cidade de Tesouro

Para almoçar: Dois restaurantes servem comida caseira em sistema de self-service e prato feito, o Restaurante 2 mil, próximo à praça da cidade e a Marmitaria Souza. O valor das refeições é de R$25 por pessoa.

Para jantar: As opções para jantar são lanches, espetos e pizzas. Nós experimentamos as pizzas da Nana's Pizzaria e os hamburgueres deliciosos e artesanais da @castelo.burger.teo. E os dois entregam, inclusive na praia 😜.

No Distrito de Batovi

Restaurante e Pousada do Neto - Almoço e jantar (com agendamento). O Self-service custa R$25 por pessoa, e o prato feito R$20. Contato: 💬 (66) 9 9667-7365, com Neto.


Agências, guias e condutores

Descubra Tesouro MT

Única agência receptivo local. Administrada pelo Vitor Mendes, pioneiro na divulgação do turismo na cidade de Tesouro. Responsável pelo levantamento turístico da cidade e nossa fonte de informação 🙏😍 Contato: @descubratesouromt | 💬 (66) 9 8441-4999

Piratas Ecoturismo

Formado pelos amigos e amantes da natureza Jadson Aquino e Jhonatan Senna, os dois condutores locais, conhecem os melhores passeios, cachoeiras e trilhas. Em médio o valor do guiamento é de R$50 por pessoa ou R$30 por pessoa para grupos acima de 3 pessoas. Contato: @piratas.ecoturismo | 💬 (66) 9 9984-8813

Centro de Atendimento ao Turista de Batovi (CAT Batovi)

A Patrícia e o Wanderlan são os responsáveis pelo CAT do Distrito de Batovi. São também condutores locais. Com agendamento prévio, eles fazem o guiamento (no carro do cliente) para todos os atrativos do distrito. E advinhem?! Por enquanto o guiamento é gratuito.

Essa é uma política do município para fortalecer a geração de renda no Distrito, por isso, se alimentem, se hospedem e consumam nas mercearias locais - a do Seu Edson, de 83 anos, é histórica: ele atende no balcão, como antigamente e vende de tudo! Há também a mercearia de esquina, que vende bebidas, gelo, congelados, etc... Aproveitem e desfrutem das belezas naturais com consciência e respeito!

Contato: 💬 (66) 9 9958-4867


Acesse o Rota das Águas e veja nossa rota com mais de 2mil km de belezas naturais

A Água Mineral Lebrinha é uma empresa genuinamente Mato-grossense, que há 37 anos leva água pura e mineral para milhares de famílias. Em 2021, tornou-se parceira do Mapa do Mato, apoiando na nossa missão de mostrar, para o Brasil e para o mundo, as belezas naturais do nosso estado.

A @agualebrinha é parceira do Mapa do Mato na missão de divulgar as belezas de MT

Esse artigo não seria possível sem a colaboração do filósofo e guia Victor Mendes do @descubratesouromt, do Isaack Castelo Branco @issackcastelobranco - atual Prefeito de Tesouro e da  Arleny Mangabeira Aquino @seturtesouromt - Secretaria de Turismo de Tesouro.

Para mais informações sobre os atrativos da cidade é só entrar em contato com: smturismotesouro@gmail.com