Mato Grosso esconde destinos com beleza cênica sem igual. Em seu imenso território, com abundância de rios de águas claras e muitas cachoeiras, tornou-se uma das rotas do ecoturismo no Brasil. Para fugir do óbvio, listamos 7 cidades que valem estar no roteiro da sua próxima viagem.

Antes de começarmos nossa lista, é importante dizer que a melhor forma de conhecer Mato Grosso é viajando de carro. Os atrativos geralmente estão em área rural e não possuem linha de ônibus local. Outro ponto é que a maioria dos guias/agências cobram valores altos pelo transporte.

Além disso, ao viajar de carro, você pode conhecer vários atrativos pelo caminho: Dá uma olhada no mapa da Rota das Águas: 2mil km de belezas naturais em Mato Grosso.


Campo Novo dos Parecis

Salto do Utiariti em Campo Novo dos Parecis - MT

Alguns comparam as águas de Campo Novo dos Parecis ao Caribe. Não é para menos - as águas de cor verde-esmeralda encantam aos visitantes, que além das belas paisagens e se refrescarem nas cachoeiras, podem conhecer mais sobre a cultura indígena do povo Haliti-Pareci. A maior parte dos atrativos de Campo Novo está em território indígena. É no leito do rio Sacre e Papagaio, por exemplo, que se formam belas praias e enormes cachoeiras, como o Salto do Utiariti.

Como chegar: São 400 km de Cuiabá até a cidade de Campo Novo dos Parecis. A cidade oferece várias opções de hospedagem e alimentação. Da cidade até os atrativos, é preciso enfrentar alguns quilômetros de estrada de chão.

Como funciona: Na maioria dos atrativos, não é obrigatório guia/agência, apenas agendamento prévio com os próprios indígenas. Em algumas aldeias é permitido camping, mas sem infra-estrutura. No artigo abaixo👇, nós informamos como funciona cada um dos atrativos, com localizador, valores e contato para agendamento.

As águas cristalinas de Campo Novo dos Parecis
Campo Novo do Parecis fica em uma região privilegiada de Mato Grosso, de transição entre o cerrado e a floresta. Com vários rios de águas caudalosas de cor verde-esmeralda e inúmeras corredeiras, a Chapada dos Parecis tornou-se o destino perfeito para o ecoturismo. Mas a surpresa não acaba aí. A ma…

‌Barra do Garças

Fazenda Recanto da Serra em Barra do Garças - MT

Barra do Garças é um dos destaques do ecoturismo em Mato Grosso. A mística Serra do Roncador, o Complexo da Bateia, a Fazenda Recanto da Serra e o Parque Estadual Serra Azul são os principais roteiros para os mais aventureiros. São trilhas, cachoeiras e muitas histórias que nos liga com o sagrado da natureza. Além do ecoturismo, a cidade também realiza o festival de praia, durante os meses de junho a agosto, período em que é permitido acampar nas praias do Rio Araguaia.

Como chegar: Barra do Garças está localizada à 521 km de Cuiabá - MT e 380 km de Goiânia - GO.

Como funciona: Os principais atrativos da cidade estão em fazendas particulares, que podem ser visitadas apenas com guia/agências credenciadas. No entanto, existem vários lugares, como o Parque Estadual da Serra Azul, o Parque das Águas Quentes, entre outros, que podem ser visitados sem guia. Alguns são gratuitos.

Para conhecer todos os atrativos de Barra do Garças e saber funciona cada um deles,  acesse o link abaixo. No artigo, indicamos o localizador, valores, contato para agendamento, e claro, como funciona a visitação.

O que fazer em Barra do Garças
A mística Serra do Roncador, cartão postal de Barra do Garças, é mundialmente conhecida por conta da história do arqueólogo e explorador inglês Percy Fawcett [https://pt.wikipedia.org/wiki/Percy_Fawcett#:~:text=O%20Coronel%20Percy%20Harrison%20Fawcett,estado%20do%20Mato%20Grosso%2C%20Brasil.] . Em 1…

Nova Xavantina

Rancho Ponte de Pedra em Nova Xavantina - MT

Nova Xavantina é uma pequena cidade da região Araguaia. Foi morada dos irmãos Villas Boas - da Expedição Roncador-Xingu, e atualmente está na rota das novas expedições voltadas para o ecoturismo em Mato Grosso. São belas praias ao longo do leito do Rio das Mortes e várias cachoeiras de águas claras, que nos convidam a ficar por ali, caminhando e apreciando a paz interior.

Como chegar: Nova Xavantina está localizada à 661 km de Cuiabá e 533 km de Goiânia. Para chegar até a cidade, é preciso passar por Barra do Garças e subir 150 km pela BR-158. É uma ótima opção para quem desejar conhecer um pouco mais da região do Araguaia.

Como funciona: Na maioria dos atrativos, não é obrigatório a presença de um guia e o agendamento pode ser realizado diretamente com os empreendimentos locais. No entanto, alguns lugares e trilhas só podem ser acessados com guia, para a própria segurança dos visitantes.

Para saber funciona a visitação em cada um deles,  acesse o link abaixo. No artigo, indicamos o localizador, valores e contato para agendamento.

Nova Xavantina, praias e cachoeiras de águas cristalinas
Na região do Araguaia, Nova Xavantina se destaca pela quantidade de atrativos naturais e o imenso potencial para o ecoturismo. Até chegar à cidade, o visitante pode contemplar toda a formação da Serra do Roncador, seus incríveis paredões e portais. Chegando lá, são ilhas, cachoeiras, rios, parques e…

Vila Bela da Santíssima Trindade

Cânion do Jatobá em Vila Bela - MT

O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco é o principal atrativo de Vila Bela da Santíssima Trindade. Possui 158 mil hectares de extensão e abriga centenas de cachoeiras, piscinas naturais, vales e uma vegetação que reúne Floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal. Atualmente, apenas algumas trilhas e cachoeiras estão abertas à visitação.

A cachoeira e Cânion do Jatobá são lugares de destaque no Parque. A cachoeira possui 252 metros de queda (a maior do estado) e o cânion do Poço Azul, 150 metros de extensão, com pontos de até 8 metros de profundidade, perfeito para mergulho.

Como chegar: Vila Bela da Santíssima Trindade está localizada à 531 km de Cuiabá. Para chegar é preciso passar por Cáceres, cidade da famosa Dolina Milagrosa.

Como funciona: O parque não possui nenhuma infra-estrutura é necessário a contratação de um condutor local/guia para fazer os passeios. No link abaixo, explicamos como funciona cada um dos atrativos, indicamos como chegar, valores e contato dos guias.

Os melhores passeios em Vila Bela MT
Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso, fundada em 1748 para conter os avanços dos espanhóis, após o tratado de Madrid. Sua importância histórica se dá não só pelos aspectos políticos, mas essencialmente pelos sociais. Quando a capital foi transferida para Cuiabá, em…

Nobres

Rio Salobra em Nobres - MT

A pequena Vila de Bom Jardim em Nobres é o principal destino para quem gosta de flutuação em águas azuladas e observação da fauna aquática em Mato Grosso. São vários pontos para mergulho no Rio Salobra e Triste, e ainda atividades como boia-cross, cavernas e trilhas. O destaque de Bom Jardim fica por conta da Cachoeira Azul, localizada no Sesc Serra Azul, que além de flutuação na cachoeira, oferece atividades como tirolesa e arborismo.

Como chegar: A Vila Bom Jardim e Coqueiral está localizada à 15o km de Cuiabá. A estrada é asfaltada, no entanto, para chegar até os atrativos é preciso percorrer pequenos trechos de estrada de chão.

Como funciona: Para visitação é necessário emitir um voucher com a agência local. O procedimento é simples, você entra em contato com antecedência, agenda e faz os passeios que escolheu.

No artigo abaixo, listamos todos os atrativos e como funciona cada um, como localização e valores.

Nobres: Tudo que você precisa saber para conhecer Bom Jardim.
A Vila Bom Jardim, em Nobres-MT, é um desses vilarejos de interior que se destaca pela beleza natural e águas cristalinas. Se tornou um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso, um lugar onde você pode apreciar a vida aquática, se divertir com atividades de flutuação, bóia-cross, tirolesa, …

Jaciara

Cânion das Índias em Jaciara - MT

Jaciara é famosa pelos esportes radicais. A prática de rafting se popularizou na cidade, que oferece atividades inusitadas, como surf de rio e balonismo. Para aqueles que preferem trilhas e cachoeiras, existem três circuitos que se destacam: O Cânion das Índias, o Vale do Chico e o Complexo da Mulata, todos com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas em meio ao cerrado.

Como chegar: Está localizada à 146 km de Cuiabá e apenas 73 km de Rondonópolis - MT.

Como funciona: O Cânion das Índias, Vale do Chico e Cachoeira da Fumaça, bem como o rafting e Surf de Rio, é preciso agendamento prévio com os empreendimentos. Já o Complexo da Cachoeira da Mulata, a entrada é livre e gratuita.

Os melhores passeios em Jaciara - MT
Se você está procurando passeios em Jaciara, saiba que a pequena cidade, com menos de 30mil habitantes, tem muito a oferecer. Suas cachoeiras, corredeiras e trilhas são propícias para a prática de esportes radicais. Prova disso, é a Temporada de Esportes Radicais de Jaciara, que ocorre de dois em …

Chapada dos Guimarães

Estada Parque Chapada dos Guimarães - MT - foto: @ademir_santos2

Chapada dos Guimarães dispensa comentários, é um dos destinos mais visitados em Mato Grosso. A aventura começa na estrada parque, com belas paisagens dos paredões de arenito. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é o atrativo mais visitado da cidade, mas você ainda pode conhecer outros, espalhados em perímetro urbano e rural. A cidade oferece uma ampla opção de hospedagem, camping e alimentação.

Como chegar: Localizada à 70 km de Cuiabá, fácil de chegar, não tem mistério.

Como funciona: A maioria dos atrativos do Parque Nacional e alguns particulares, só é possível visitar com a presença de um guia local. Mas existem vários outros, que podem ser visitados sem a presença de um guia, com pagamento de pequenas taxas.

O que fazer em Chapada dos Guimarães em Mato Grosso
Chapada dos Guimarães pode não ser o destino da sua viagem, mas se estiver por perto, vale a pena conhecer. Tudo começa na estrada - pela janela do carro é possível apreciar os paredões e sentir a mudança no clima, parece que há algo diferente no ar. Em 2020, o Governo construiu vários pontos de aco…
Passeios com Guia na Chapada dos Guimarães
Passeios para fazer SEM GUIA na Chapada dos Guimarães
Que Chapada tem um monte de atrativos, todo mundo sabe, mas quais desses são auto guiados? Quais são os passeios que podem ser feitos sem guia na Chapada? Fizemos uma pesquisa e coletamos contato, localização e valor de ingresso dos atrativos onde a presença de um guia não é obrigatória. A maioria …
Passeios Sem Guia na Chapada dos Guimarães