O turismo em Mato Grosso, ainda é pouco explorado pelos brasileiros. Apesar do Pantanal ser um destino procurado por amantes da natureza, ainda não temos (oficialmente) consolidado um circuito pelo estado, que agregue para além do Pantanal, Chapada dos Guimarães e mais recente, Nobres.
Para os viajeiros que buscam aventuras fora dos caminhos tradicionais, nós traçamos uma rota com mais de 2mil kms para explorar as belezas naturais de Mato Grosso. São centenas de atrativos naturais, como cachoeiras, rios, mirantes, paredões e trilhas, em um mapa (no google maps) para facilitar a vida.
Guia de atrativos turísticos de Mato Grosso | Foto: André MTur Destinos
Estamos chamando nosso roteiro de Rota das Águas, pelo óbvio: entre serras, planaltos e planícies se escondem cachoeiras, lagos e rios de águas claras, que sempre nos convidam para um banho refrescante (o calor, por aqui, é intenso).
A região dos esportes radicais, das águas quentes e da jabuticaba.
De Rondonópolis até a Serra de São Vicente, são dezenas de atrativos de tirar o fôlego. Entre eles estão o Complexo Turístico do Carimã em Rondonópolis, o Cânion das Índias em Jaciara, e o Morro das Cachoeiras em São Vicente. Como nem só de água vive o homem, também listamos os festivais gastronômicos, como a Festa da Jabuticaba, que acontece anualmente na região.
O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco abriga uma das maiores cachoeiras do Brasil: a cachoeira do Jatobá. São 252m de queda, em uma paisagem de tirar o fôlego. Além das dezenas de cachoeiras, Vila Bela foi a primeira capital de MT e terra de Tereza de Benguela.
Para os amantes de estradas de chão e água, a região de Tangará oferece diversos atrativos naturais, entre eles, o Salto das Nuvens e o Complexo Indígena do Formoso.
Na região de Bauxi em Rosário Oeste, há cachoeiras e trilhas tão belas quanto desconhecidas. Por estarem afastadas dos roteiros tradicionais de Mato Grosso, apenas aventureiros e trilheiros frequentam o lugar.
A região da Vila Bom Jardim em Nobres é muito famosa, seus atrativos são comparados aos de Bonito em MS, com uma grande oferta de atividades aquáticas, como flutuação e bóia-cross.
A região de Bom Jardim em Nobres se compara à Bonito em MS
Chapada dos Guimarães
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos destinos turísticos mais procurados em Mato Grosso, depois do Pantanal. Não é para menos, são centenas de cachoeiras, trilhas, quilômetros de paredões, uma paisagem deslumbrante e o melhor, fica apenas a 70km de Cuiabá.
O Pantanal e a Transpantaneira em Poconé (antes do Grande Incêndio)
O Pantanal tem o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A maior planície alagada contínua do mundo abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo um destino muito procurado por aqueles que gostam de apreciar a "vida selvagem".
Infelizmente, no ano de 2020, houve um grande incêndio, e o Pantanal segue em recuperação. Não sabemos por quanto tempo. As dicas que escrevemos no artigo, foi antes dessa tragédia.
Nosso site não tem espaço para comentários. Se tiver dúvidas ou quiser falar com a gente, envie um email para mapadomato@gmail.com ou uma mensagem por nossas redes sociais. Teremos o maior prazer em responder. Aproveita e segue a gente! 😘
Nosso site não tem espaço para comentários. Se tiver dúvidas ou quiser falar com a gente, envie um email para mapadomato@gmail.com ou uma mensagem por nossas redes sociais. Teremos o maior prazer em responder. Aproveita e segue a gente! 😘