Traçamos uma rota com mais de 2mil kms para explorar as belezas naturais de Mato Grosso. São centenas de atrativos naturais, como cachoeiras, rios, mirantes, paredões e trilhas, em um grande mapa para facilitar a vida de quem gosta de viajar e conhecer novos lugares.

Estamos, constantemente, atualizando nosso mapa. Se tiver dúvidas, pode falar com a gente pelas redes sociais ou por nosso email.

Sempre que possível deixaremos indicações de onde acampar, se hospedar ou se alimentar na estrada. Para evitar contratempos, sempre confirme as informações nos links que deixamos nos artigos.

A Rota das Águas de Mato Grosso

Guia de atrativos turísticos de Mato Grosso | Foto: André MTur Destinos

A região dos esportes radicais, das águas quentes e da jabuticaba.

De Rondonópolis até a Serra de São Vicente, são dezenas de atrativos de tirar o fôlego. Entre eles estão o Complexo Turístico do Carimã em Rondonópolis; a Cachoeira do Prata em Juscimeira; a Cachoeira da Fumaça e Cânion das Índias em Jaciara; e o Morro das Cachoeiras e o Parque Estadual das Águas Quentes em São Vicente. Como nem só de água vive o homem, também listamos os festivais gastronômicos, como a Festa da Jabuticaba, que acontece anualmente na região.

Rondonópolis

Rondonópolis, portal do agronegócio e do Carimã
Quem chega em Rondonópolis não tem a mínima ideia de que a cidade portal do agronegócio também tem circuito de cachoeiras e trilhas escondidas em seus arredores. Nossa dica para quem está indo a Rondonópolis, ou passando por lá, é conhecer o Complexo Turístico do Carimã. O Complexo Turísitco do Ca…
Circuito de cachoeiras e trilhas em Rondonópolis - MT

Juscimeira

Juscimeira: das cachoeiras, jabuticabas e águas termais
Juscimeira é um pequena cidade de Mato Grosso entre Rondonópolis [/rondonopolis-portal-do-agronegocio-e-do-carima/] e Jaciara [/jaciara-passeios-aventura-e-diversao/], que parece apenas mais um município brasileiro às margens de uma rodovia. No entanto, a pequena cidade esconde vários cantinhos natu…
Juscimeira, cachoeiras e águas termais

Jaciara

Os melhores passeios em Jaciara - MT
Se você está procurando passeios em Jaciara, saiba que a pequena cidade, com menos de 30mil habitantes, tem muito a oferecer. Suas cachoeiras, corredeiras e trilhas são propícias para a prática de esportes radicais. Prova disso, é a Temporada de Esportes Radicais de Jaciara, que ocorre de dois em …
Esportes de aventuras e circuito de cachoeiras em Jaciara

São Vicente

Refúgios naturais na Serra de São Vicente em Mato Grosso
A região da Serra de São Vicente oferece vários atrativos e passeios para os amantes da natureza. São morros, vales, cachoeiras, flores e muitas cores no cerrado, que até alguns anos atrás eram desconhecidos por muitos. Hoje, existem vários empreendimentos voltados para o ecoturismo que ofertam hosp…

Vila Bela das cachoeiras e de Tereza de Benguela

O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco abriga uma das maiores cachoeiras do Brasil: a cachoeira do Jatobá.  São 252m de queda, em uma paisagem de tirar o fôlego. Além das dezenas de cachoeiras, Vila Bela foi a primeira capital de MT e terra de Tereza de Benguela.  

Essa Vila é Bela e protegida pela Santíssima Trindade
Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso, criada em 1748 para conter o avanços dos espanhóis, após o tratado de Madrid. Sua importância histórica se dá não só pelos aspectos políticos, mas sociais. Quando a capital foi transferida para Cuiabá em 1835, a cidade foi aban…

Bauxi, Rosário Oeste

Na região de Bauxi em Rosário Oeste, há cachoeiras e trilhas tão belas quanto desconhecidas. Por estarem afastadas dos roteiros tradicionais de Mato Grosso, apenas aventureiros e trilheiros frequentam o lugar.

As cachoeiras do Bauxi em Rosário Oeste
Desconhecido e pouco explorado pelo turismo, a região do Bauxi em Rosário Oeste esconde cachoeiras, cânions, cavernas e mirantes. Nem todos podem ser visitados, mas aos poucos o turismo de natureza está conquistando mais adeptos e se organizando na região. É na área da fazenda histórica Cassangue, …

Vila Bom Jardim, Nobres

A região da Vila Bom Jardim em Nobres é muito famosa, seus atrativos são comparados aos de Bonito em MS, com uma grande oferta de atividades aquáticas, como flutuação e bóia-cross.

Tudo que você precisa saber para conhecer Nobres MT
A Vila Bom Jardim em Nobres (MT) é um desses vilarejos de interior que se destaca pela beleza natural e águas cristalinas. Os visitantes podem apreciar a vida aquática e se divertir com atividades de flutuação, bóia cross, tirolesa e arborismo. Apesar de ser um vilarejo, existem boas opções de hosp…
A região de Bom Jardim em Nobres se compara à Bonito em MS

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos destinos turísticos mais procurados em Mato Grosso, depois do Pantanal. Não é para menos, são centenas de cachoeiras, trilhas, quilômetros de paredões, uma paisagem deslumbrante e o melhor, fica apenas a 70km de Cuiabá.

O que fazer em Chapada dos Guimarães em Mato Grosso
A Chapada dos Guimarães em Mato Grosso pode não ser o destino da sua viagem, mas se estiver por perto, vale a pena conhecer. Tudo começa ainda na estrada, pela janela do carro é possível apreciar os paredões e sentir a mudança no clima, parece que há algo diferente na atmosfera de Chapada. Paredões…
Os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Passeios para fazer SEM GUIA na Chapada dos Guimarães
Que Chapada tem um monte de atrativo, todo mundo sabe, mas quais desses são auto guiados? Quais são os passeios que podem ser feitos sem guia na Chapada? Fizemos uma pesquisa e coletamos contato, localização e valor de ingresso de 15 atrativos onde a presença de um guia não é obrigatória. A maioria …

O Pantanal e a Transpantaneira em Poconé (antes do Grande Incêndio)

O Pantanal tem o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A maior planície alagada contínua do mundo abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo um destino muito procurado por aqueles que gostam de apreciar a "vida selvagem".

Infelizmente, no ano de 2020, houve um grande incêndio, e o Pantanal segue em recuperação. Não sabemos por quanto tempo. As dicas que escrevemos no artigo, foi antes dessa tragédia.

Pantanal: como conhecer gastando pouco
Se você quer conhecer o Pantanal, mas não tem nem ideia de como fazer ou quanto custa, esse artigo é para você. O Pantanal de MT é mais conhecido pela Transpantaneira, a famosa estrada de chão com 145km de extensão e que vai de Poconé a Porto Jofre, divisa com o Pantanal de MS. Ao longo da Transpan…
O Pantanal da Transpantaneira