O turismo em Mato Grosso, ainda é pouco explorado pelos brasileiros. Apesar do Pantanal ser um destino procurado por amantes da natureza, ainda não temos (oficialmente) consolidado um circuito pelo estado, que agregue para além do Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres.

Para os viajantes que buscam aventuras fora dos caminhos tradicionais, nós traçamos uma rota com mais de 2mil kms para explorar as belezas naturais de Mato Grosso. São centenas de atrativos naturais, como cachoeiras, rios, mirantes, paredões e trilhas, em um mapa (no google maps) para facilitar a vida.


Guia de atrativos turísticos de Mato Grosso | Foto: André MTur Destinos

Chamamos nosso roteiro de Rota das Águas, pelo óbvio: entre serras, planaltos e planícies se escondem cachoeiras, lagos e rios de águas claras, que sempre nos convidam para um banho refrescante (o calor, por aqui, é intenso).

Para explorar todos os atrativos, e desobrir como funciona, como chegar e quanto custa, basta acessar os links abaixo, eles te levam direto para um artigo completinho :)

Rondonópolis

De Rondonópolis até a Serra de São Vicente, são dezenas de atrativos de tirar o fôlego. Entre eles estão o Complexo Turístico do Carimã em Rondonópolis, o Cânion das Índias em Jaciara, e o Morro das Cachoeiras em São Vicente. Como nem só de água vive o homem, também listamos os festivais gastronômicos, como a Festa da Jabuticaba, que acontece anualmente na região.

Rondonópolis, portal do agronegócio e do Carimã
Quem chega em Rondonópolis não tem a mínima ideia de que a cidade portal do agronegócio também tem circuito de cachoeiras e trilhas escondidas em seus arredores. Nossa dica para quem está indo a Rondonópolis, ou passando por lá, é conhecer o Complexo Turístico do Carimã. O Complexo Turísitco do Ca…
Circuito de cachoeiras e trilhas em Rondonópolis - MT

Juscimeira

A pequena cidade, possui várias fontes de águas termais e a bela cachoeira do Prata. Além disso, realiza anualmente o Festival da Jabuticaba, no sítio Colina Verde.

Juscimeira: das cachoeiras, jabuticabas e águas termais
Juscimeira é um pequena cidade de Mato Grosso entre Rondonópolis [/rondonopolis-portal-do-agronegocio-e-do-carima/] e Jaciara [/jaciara-passeios-aventura-e-diversao/], que parece apenas mais um município brasileiro às margens de uma rodovia. No entanto, a pequena cidade esconde vários cantinhos natu…
Juscimeira, cachoeiras e águas termais

Jaciara

Conhecida como a capital dos esportes de aventura, com intensa prática de rafting pelo Rio Tenente Amaral, Rapel na cachoeira da Fumaça e Surf de Rio, a cidade se destaque como destino para o ecoturismo e turismo de aventura. Três complexos merecem destaque: a cachoeira da Mulata, o Circuito do Cânion das Índias e o recém-inaugurado Vale do Chico.

Os melhores passeios em Jaciara - MT
Se você está procurando passeios em Jaciara, saiba que a pequena cidade, com menos de 30mil habitantes, tem muito a oferecer. Suas cachoeiras, corredeiras e trilhas são propícias para a prática de esportes radicais. Prova disso, é a Temporada de Esportes Radicais de Jaciara, que ocorre de dois em …
Esportes de aventuras e circuito de cachoeiras em Jaciara

São Vicente

Na bela Serra de São Vicente estão localizadas várias fazendas que estão abertas à visitação e oferecem camping, hospedagem, trilhas e cachoeiras. Entre eles, se destacam o Morro da Cachoeira, o Chalé do Andorinhão, o Circuito Águas do Cerrado.

Refúgios naturais na Serra de São Vicente em Mato Grosso
A região da Serra de São Vicente oferece vários atrativos e passeios para os amantes da natureza. São morros, vales, cachoeiras, flores e muitas cores no cerrado, que até alguns anos atrás eram desconhecidos por muitos. Hoje, existem vários empreendimentos voltados para o ecoturismo que ofertam hosp…

Vila Bela das cachoeiras e de Tereza de Benguela

O Parque Estadual da Serra Ricardo Franco abriga uma das maiores cachoeiras do Brasil: a cachoeira do Jatobá.  São 252 metros de queda, em uma paisagem de tirar o fôlego. As dezenas de cachoeiras e trilhas fazem de Vila Bela o destino perfeito para quem gosta de sentir aquela sensação gostosa de liberdade e paz caminhando no alto das serras.

Essa Vila é Bela e protegida pela Santíssima Trindade
Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso, criada em 1748 para conter o avanços dos espanhóis, após o tratado de Madrid. Sua importância histórica se dá não só pelos aspectos políticos, mas sociais. Quando a capital foi transferida para Cuiabá em 1835, a cidade foi aban…

Tangará da Serra, a natureza em destaque

Para os amantes de estradas de chão e água, a região de Tangará oferece diversos atrativos naturais, entre eles, o Salto das Nuvens e o Complexo Indígena do Formoso. A maioria dos atrativos, como a bela Cachoeira do Juba ou Salto do Maciel são de acesso gratuito e um pouco afastada da cidade, mas vale a pena enfrentar as estradas de chão para conhecer.

Tangará da Serra: a natureza em destaque
Apesar de não ser um destino tão famoso, a região de Tangará da Serra oferece muitas opções de passeios para os amantes da natureza. São cachoeiras, trilhas, grutas e mirantes. O rio Sepotuba e o rio Formoso, os mais importantes da região, formam belos saltos, corredeiras e cachoeiras que encantam o…


O distrito de Bauxi, Rosário Oeste

Na região de Bauxi em Rosário Oeste, há cachoeiras e trilhas tão belas quanto desconhecidas. Por estarem afastadas dos roteiros tradicionais de Mato Grosso, apenas aventureiros e trilheiros frequentam o lugar. Atualmente é possível visitar 3 cachoeiras: As cachoeiras do Labrado I e II e a cachoeira do Juquara. Para quem não tem experiência em trilhas, só é possível acessar com guia.

As cachoeiras do Bauxi em Rosário Oeste
Desconhecido e pouco explorado pelo turismo, a região do Bauxi em Rosário Oeste esconde cachoeiras, cânions, cavernas e mirantes. Nem todos podem ser visitados, mas aos poucos o turismo de natureza está conquistando mais adeptos e se organizando na região. É na área da fazenda histórica Cassangue, …

Vila Bom Jardim, Nobres

A região da Vila Bom Jardim em Nobres é muito famosa, seus atrativos são comparados aos de Bonito em MS, com uma grande oferta de atividades aquáticas, como flutuação e boia-cross.

Tudo que você precisa saber para conhecer Nobres MT
A Vila Bom Jardim em Nobres (MT) é um desses vilarejos de interior que se destaca pela beleza natural e águas cristalinas. Os visitantes podem apreciar a vida aquática e se divertir com atividades de flutuação, bóia cross, tirolesa e arborismo. Apesar de ser um vilarejo, existem boas opções de hosp…
A região de Bom Jardim em Nobres se compara à Bonito em MS

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um dos destinos turísticos mais procurados em Mato Grosso, depois do Pantanal. Não é para menos, são centenas de cachoeiras, trilhas, quilômetros de paredões, uma paisagem deslumbrante e o melhor, fica apenas a 70 km de Cuiabá.

O que fazer em Chapada dos Guimarães em Mato Grosso
A Chapada dos Guimarães em Mato Grosso pode não ser o destino da sua viagem, mas se estiver por perto, vale a pena conhecer. Tudo começa ainda na estrada, pela janela do carro é possível apreciar os paredões e sentir a mudança no clima, parece que há algo diferente na atmosfera de Chapada. Paredões…
Os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Passeios para fazer SEM GUIA na Chapada dos Guimarães
Que Chapada tem um monte de atrativo, todo mundo sabe, mas quais desses são auto guiados? Quais são os passeios que podem ser feitos sem guia na Chapada? Fizemos uma pesquisa e coletamos contato, localização e valor de ingresso de 15 atrativos onde a presença de um guia não é obrigatória. A maioria …

Poxoréu

Poxoréu é um destino ainda tímido para o ecoturismo, localizado a 260 km de Cuiabá, abriga dezenas de cachoeiras, mirantes e sítios arqueológicos. Entre eles o famoso Morro da Mesa, na área urbana da cidade, o complexo das 7 cachoeiras do Lucas e o Rio Cristalino, na TI Xavante.

Turismo em Poxoréu: Cachoeiras, Mirantes e Sítios Arqueológicos
Poxoréu é um pequeno município de Mato Grosso, situado a 240km de Cuiabá, cercado de beleza cênica. O turismo em Poxoréu ainda é incipiente, mas muito promissor. A região é rodeada por morrarias que contribuem para a formação de mirantes e belas cachoeiras, propiciando passeios, trilhas e descoberta…

O Pantanal e a Transpantaneira em Poconé

O Pantanal tem o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A maior planície alagada contínua do mundo abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo um destino muito procurado por aqueles que gostam de apreciar a "vida selvagem".

O Pantanal de Mato Grosso em Poconé
O Pantanal de MT é mais conhecido pela Transpantaneira, a famosa estrada de chão com 145 km de extensão e que vai de Poconé a Porto Jofre, divisa com o Pantanal de MS. Essa imensa planície alagada, patrimônio da humanidade é o habitat de uma grande diversidade de espécies animais. Segundo a WWF, for…

Cáceres, da pesca esportiva ao ecoturismo

O Pantanal, a pesca esportiva e a Dolina Milagrosa são os destaques da região - um profundo lago azul, procurado por turistas de todo Brasil. Nas proximidades é possível visitar fazendas históricas, como a Jacobina e o Vale do Gavião, com trilhas e cachoeiras.

Os melhores passeios em Cáceres - MT
Cáceres é conhecida pela pesca esportiva, que atrai visitantes de todo o mundo. Essa prática influencia a rede de serviços de apoio ao turista, gerando uma grande oferta de hospedagem, restaurantes e passeios. Mas não apenas isso - a cidade que realiza anualmente o Festival Internacional de Pesca Es…

Campo Novo dos Parecis e o Ecoturismo indígena

No Território Indígena Haliti-Pareci, às margens do Rio Sacre e Papagaio, estão localizadas as mais belas cachoeiras e balneários de Mato Grosso. Com quedas exuberantes e águas cristalinas de cor verde-esmeralda, é sem dúvida, um dos lugares mais bonitos de Mato Grosso.

As águas cristalinas de Campo Novo dos Parecis
Campo Novo do Parecis fica em uma região privilegiada de Mato Grosso, de transição entre o cerrado e a floresta. Com vários rios de águas caudalosas de cor verde-esmeralda e inúmeras corredeiras, a Chapada dos Parecis tornou-se o destino perfeito para o ecoturismo. Mas a surpresa não acaba aí. A ma…

Barra do Garças

Os mistérios e belezas da Serra do Roncador é o portal do Vale do Araguaia. Além de trilhas, cachoeiras, possui atrativos como o Parque da Serra Azul, o Parque das Águas Quentes e a fazenda Recanto da Serra, que ganhou destaque nacional e se consolidou como o principal atrativo de Barra do Garças.

O que fazer em Barra do Garças
A mística Serra do Roncador, cartão postal de Barra do Garças, é mundialmente conhecida por conta da história do arqueólogo e explorador inglês Percy Fawcett [https://pt.wikipedia.org/wiki/Percy_Fawcett#:~:text=O%20Coronel%20Percy%20Harrison%20Fawcett,estado%20do%20Mato%20Grosso%2C%20Brasil.] . Em 1…

Nova Xavantina

A encantadora cidade de Nova Xavantina é um destino privilegiado para o ecoturismo. A receptividade dos moradores, as cachoeiras e as praias do Rio das Mortes, são os destaques da cidade.

Nova Xavantina, praias e cachoeiras de águas cristalinas
Na região do Araguaia, Nova Xavantina se destaca pela quantidade de atrativos naturais e o imenso potencial para o ecoturismo. Até chegar à cidade, o visitante pode contemplar toda a formação da Serra do Roncador, seus incríveis paredões e portais. Chegando lá, são ilhas, cachoeiras, rios, parques e…