No post anterior, expliquei as razões que me fizeram escolher a bateria tracionária como bateria de serviço para toda a parte camper do veículo.

Dessa vez, fiz um vídeo falando um pouco mais sobre o componente que permirá esse uso mais 'extremo' do que uma empilhadeira elétrica, um trem ou outros equipamentos que normalmente fazem uso dessa bateria industrial.

Para ela operar com segurança, foi necessário fazer a alteração das tampas convencionais, flip-top, por um sistema inteligente, que permite maior inclinação e segurança.

Trata-se do sistema de válvulas Single-Point, que possui duas grandes vantagens frente às tampas convencionais. Primeiro, permite um abastecimento de solução de bateria muito mais rápido e seguro, isso significa não ter respingos, risco de contato com a solução ácida da bateria e o gás produzido.

Mas é a segunda vantagem, especialmente na aplicação em um veículo 4x4, que é a mais importante: a bateria torna-se um circuito fechado, sem riscos de vazamento de solução mesmo em inclinações mais acentuadas. Tendo sempre o cuidado de manter a solução no nível correto, isso é, acima das placas de chumbo da bateria, essas continuarão sempre imersas no líquido, e um dispositivo na válvula single-point não permite que a solução não seja expelida.

Agradecimentos à Globexx USA, nossa primeira parceria internacional 🙏 🎉 e ao Adairton Teixeira, que soube da nossa história e contribuiu com esse conjunto de válvulas inteligentes 🤜🤛.