Usina da Casca I: O Chalé dos Governadores de Mato Grosso

Passeios Oct 12, 2019

Enfim, depois de alguns anos morando na Chapada dos Guimarães, fomos conhecer a cachoeira da Casca, a Usina da Casca I, a primeira hidrelétrica de MT e também o Chalé dos Governadores, uma edificação da década de 20, patrimônio tombado em 2009.

Nossa curiosidade de conhecer o lugar, foi por conta de uma foto antiga (abaixo), que aparece uma cachoeira enorme, com a casa ao lado, queríamos ver de perto se era real.

Usina e residência dos Governadores na Comunidade da Casca

Mas nem tudo foi como imaginado...

Chegamos lá e vimos um lugar abandonado, com um portão fechado para entrada com veículo, mas aberto para pedestres. Seguimos para em direção ao Chalé dos Governadores, a edificação está conservada, porém o entorno, destruído.

Nossa maior surpresa foi não ter água! Sim, a cachoeira da Casca I é sazonal, aparece somente de dezembro a março, quando o nível da água ultrapassa a barreira da represa e transborda 😞.

Ficamos um pouco frustrados, ainda assim fomos surpreendidos pela vista! Dá uma olhada no vídeo para ver como está o local:

É possível descer para a casa de máquina da antiga usina. A descida pela escadaria é muito agradável, a subida, nem tanto, 😩. A casa de máquina está completamente abandonada. Esperamos que algum dia, esse espaço possa se tornar um atrativo bem cuidado e com estrutura para receber visitantes.

Como funciona:

O local não está aberto para visitação, mas também não está fechado . Alguns guias que fazem um passeio completo pela comunidade do Rio da Casca, passando por várias quedas d'águas e trilha no meio da mata. Queremos voltar na época da chuva e com um drone 😜.

Nesse passeio levamos o bicho marrom (Leoa) e chegamos um pouco tarde no local, por isso não conseguimos explorar muitos lugares. Recomendo repelente, boné e muita água gelada (subir a escadaria, dá um trabalhinho).

Como chegar:

Acesse o Maps: https://goo.gl/maps/7jhmo8JdsSnsrgaP6


Nosso blog não tem espaço para comentários, mas se você tiver alguma dúvida ou quiser falar com a gente: Nosso insta @xtnautas e email: mapadomato@gmail.com 😘

Allegra Otto

"Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito" Manoel de Barros