A documentação para quem ingressa de carro no Peru e são cidadãos do Mercosul, tanto pelas fronteiras do Brasil, Bolívia ou Chile, são as mesmas. Nós ingressamos pela Fronteira de Kasani, em Copacabana, na Bolívia. Foi super tranquilo, os oficiais de fronteira foram educados e responderam todas as nossas dúvidas.

Fomos informados na Bolívia, que a fronteira de Kasani é bem mais tranquila que Desagüadero. Então, se você for cruzar da Bolívia para o Peru, fica a dica. Segue a documentação atualizada em abril de 2022.


Documentos pessoais para ingresso no Peru

Documentos para ingresso de veículos no Peru

  • Carteira Nacional de Habilitação válida
  • Documento de propriedade do veículo
  • Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito (SOAT Peru).

Nós não conseguimos comprar o SOAT antes de ingressar. Como ingressamos pela Bolívia, informamos na Aduana, que iríamos adquirir na próxima cidade. O oficial indicou no Certificado de Ingresso Temporal, uma nota dizendo teríamos passe até Puno, para comprar o SOAT, pois em Kasani/Yunguyo, eles não fazem para estrangeiros.

  • Certificado de Ingresso Temporal com a mesma validade do seu visto de permanência. Esse documento é fornecido na Aduana de ingresso ao Peru. Você só precisa apresentar o documento de saída do veículo do país anterior.

Como adquirir o SOAT Peruano

Como adquirir o SOAT - Peru

Se você não conseguir comprar nas fronteiras, antes de ingressar, como foi o nosso caso, terá que comprar na próxima cidade. Não circule sem o seguro, pois a multa é de $2.000 soles. Nós tentamos adquirir online, mas para veículos brasileiros é impossível, por conta do sistema de placas. Conseguimos adquirir em Puno.

Eles o chamam de SOAT Fronterizo, por ser uma apólice manual, eles podem fazer por um período menor que 1 ano. Nós fizemos o nosso na corretora Bien Seguros, no centro de Puno, com o valor de $26 soles para 30 dias, da Seguradora La Positiva.

Como chegar na Bien Seguros: https://goo.gl/maps/XG6eAZuoV8kQf47q6 Coordenadas (-15.8437925, -70.0243124) | Contato: 991 153 290

Os documentos necessários são: passaporte, documento do veículo, carteira de motorista e o Certificado de Ingresso Temporal.

Nossa experiência: Fomos parados pela Polícia antes de chegar a Puno, e pediram o seguro, explicamos e mostramos a nota do oficial de fronteira, eles nos deixaram passar. Depois fomos parados novamente, antes de ingressar a Arequipa e pediram apenas o Certificado de Ingresso Temporal

Documentos para ingresso de animais de estimação no Perú

Documentação para ingresso de cachorro no Peru
  • CVI para o Perú. Nós ingressamos pela Bolívia, e fizemos o certificado no Senasag de Oruro, o custo do trâmite foi de $277 Bolivianos em março de 2022.
  • Vacinas (com no mínimo 60 dias): Raiva, Distemper, Hepatitis canina, Leptosirosis, Parvovirosis e Parainfluenza. Deve constar: data da imunização, tipo e marca do produto utilizado.
  • Certificado de tratamento antiparasitário interno e externo, com no máximo 30 dias da data de entrada. Na fronteira, o oficial nos disse que os antiparasitários deveriam também constar na caderneta de vacinação, no verso. Mas nos deixou passar.
  • Atestado de boa saúde por Médico Veterinário credenciado no país que irá emitir o CVI.

Gostou do artigo? Está com dúvidas? Fale com a gente pelo Instagram!

Siga @mapadomato.info no Instagram